Chefe da máfia italiana que fugiu de prisão de segurança máxima (descendo por lençóis) apanhado durante jantar romântico em França

CNN , Barbie Latza Nadeau
2 fev, 17:32
Marco Raduano foi apanhado à porta de um restaurante de luxo em Bastia, na Córsega, onde jantava com uma mulher. Carabinieri

Foi detido pela mesma unidade antimáfia que capturou Matteo Messina Denaro. Marco Raduano, de 40 anos, estava na lista dos dez fugitivos mais perigosos da Europol

Um chefe da máfia italiana que fugiu de uma prisão de segurança máxima no ano passado usando lençóis para descer as paredes foi capturado em França, segundo as autoridades.

Marco Raduano, de 40 anos, chefe da máfia de Gargano, na região de Puglia, no sul de Itália, foi apanhado na quinta-feira à porta de um restaurante de luxo em Bastia, na Córsega, onde jantava com uma mulher.

Foi detido pela mesma unidade antimáfia que capturou Matteo Messina Denaro, outro chefe criminoso que passou quase três décadas em fuga.

Rauduona estava na lista dos dez fugitivos mais perigosos da Europol.

Também foi detido o seu braço direito, Gianluigi Troiano, que fugiu da prisão domiciliária em 2021 depois de ter retirado a pulseira eletrónica. Foi detido na quinta-feira em Granada, Espanha, quando ia buscar uma encomenda a um posto de abastecimento.

A operação conjunta foi ordenada pela Direção Distrital Anti-Máfia de Bari, na Apúlia, e levada a cabo pelos Carabinieri do ROS e pelo comando provincial de Foggia, na Apúlia. A Guardia Civil espanhola e a Gendarmerie Nationale francesa também colaboraram na detenção, segundo o comunicado dos Carabinieri.

A fuga de Raduano, amarrando lençóis à janela da prisão há pouco menos de um ano, foi registada pelas câmaras de vigilância da prisão. A fuga durou 16 segundos e ele fugiu a pé sem que os guardas se apercebessem ou perseguissem, o que levou a uma investigação interna da prisão de segurança máxima.

Raduano estava a cumprir uma pena de 24 anos de prisão por tráfico de droga quando fugiu e foi condenado a prisão perpétua à revelia após a sua fuga por ter instigado o homicídio do mafioso Omar Trott num bar de bruschetta em Vieste, Itália, em 2017.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados