Marcelo Rebelo de Sousa continua com os avisos: “Quando o poder entra em descolagem com o povo é mais fácil mudar o poder"

Agência Lusa , ARC
26 mai 2023, 20:08

Presidente da República adverte é "mais fácil mudar as instituições", depois de ter anunciado Conselho de Estado para fim de julho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa alertou esta sexta-feira, em Viana do Castelo, que “quando o poder entra em descolagem em relação ao povo, não é o povo que muda, é o poder que muda”.

“É muito simples. É mais fácil mudar de instituições do que as instituições mudarem de povo. É tão simples como isso”, avisou o chefe de Estado, em Viana do Castelo, num momento marcado por sucessivas polémicas no Governo e com o cenário de dissolução da Assembleia da República no discurso da oposição e do próprio Presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa, que discursava, em Viana do Castelo, durante as comemorações do segundo aniversário do Associação Empresarial do Minho (AEMinho), acrescentou que “ou as instituições percebem que tem de mudar ou a realidade muda, independentemente daquilo que as instituições acham que deve mudar”.

“Esse é o problema”, frisou.

O Presidente da República já tinha anunciado que vai haver um “Conselho de Estado para [avaliar] a situação portuguesa”, nomeadamente a situação económica, social e política do país.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados