Marcelo foi a São Jorge apelar à "serenidade" e à "tranquilidade" da população

27 mar 2022, 17:42

Mais de 2.500 pessoas abandonaram o concelho de Velas devido à crise sismovulcânica em São Jorge, onde já se registaram mais de 12.700 sismo

O Presidente da República aterrou, este domingo, na ilha de São Jorge, nos Açores, e deixou uma palavra de "serenidade" e "tranquilidade" às populações dos concelhos mais afetados pela crise sismovulcânica. Marcelo Rebelo de Sousa apelou ainda aos açorianos para confiarem nos especialistas. 

"Nós estamos numa sociedade livre e, numa sociedade livre, cada um faz o que entende que deve fazer, porque a reação de cada qual é a reação de cada qual e parece-me que, perante aquilo que eu vi ate agora, a palavra a dar é de serenidade e tranquilidade", disse em declarações aos jornalistas. 

Sobre as medidas que têm vindo a ser tomadas pelas autoridades e pelo governo regional, Marcelo disse apenas que "mais vale pecar por excesso do que por defeito" e explicou que pecar por excesso significa "acompanhar tudo, estudar tudo, medir tudo e ver os vários cenários que se podem colocar".

"Não há razões para entrar na situação de alarmismo não justificado até ao presente", acrescentou. 

Mais de 2.500 pessoas abandonaram o concelho de Velas devido à crise sismovulcânica em São Jorge, onde já se registaram mais de 12.700 sismo. O chefe de Estado não quis julgar as pessoas que já abandonaram as suas casas, mas pediu que confiassem naquilo que os especialistas dizem. 

"Agora, reação perante isto, eu diria primeiro que a reação mais óbvia e mais natural é as pessoas manterem a serenidade, manterem a tranquilidade, acreditarem nos especialistas que sabem desta matéria e estão a acompanhar e são os primeiro que, ao primeiro sinal que surja que obrigue de facto a um determinado comportamento das populações, dirão aos governantes e os governantes transmitirão".

A atividade sísmica que se tem vindo a registar desde 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, "continua acima do normal", de acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O sismo mais energético ocorreu a 19 de março, às 18:41 e teve magnitude 3,3 na escala de Richter.

A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4(ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Entretanto, na sequência do mau tempo que se faz sentir em São Jorge, uma derrocada bloqueou o acesso à Fajã de Santo Cristo, isolando dez pessoas.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, as pessoas já foram contactadas e, como não têm urgência em abandonar o local, na segunda-feira o acesso deverá ser desobstruído em função de uma avaliação dos bombeiros e da Proteção Civil no local.

Relacionados

Política

Mais Política

Patrocinados