Atividade sísmica em São Jorge mantém-se “acima do normal”

Agência Lusa , BMA
27 mar 2022, 13:15

População já sentiu perto de 200 sismos, o mais energético foi a 19 de março e teve magnitude 3,3

A atividade sísmica na ilha de São Jorge continua “acima do normal”, com 197 dos sismos registados sentidos pela população, segundo um comunicado divulgado este domingo pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

De acordo com o CIVISA, “até ao momento foram identificados cerca de 197 sismos sentidos pela população”, seis dos quais entre as 22:00 de sábado e as 10:00 deste domingo.

A atividade sísmica que se tem vindo a registar desde 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, mais concretamente ao longo de uma faixa com direção WNW-ESE, num setor compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, “continua acima do normal”, segundo o CIVISA.

O sismo mais energético ocorreu a 19 de março, às 18:41 e teve magnitude 3,3 na escala de Richter.

Entretanto, na sequência do mau tempo que se faz sentir em São Jorge, uma derrocada bloqueou o acesso à Fajã de Santo Cristo, isolando dez pessoas.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, as pessoas já foram contactadas e, como não têm urgência em abandonar o local, na segunda-feira o acesso deverá ser desobstruído em função de uma avaliação dos bombeiros e da Proteção Civil no local.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se, entretanto, este domingo, a São Jorge para transmitir uma mensagem de “tranquilidade”, considerando que “as pessoas têm que ultrapassar inibições e perceber que está tudo a ser feito e que é uma situação de tranquilidade”.

A ilha está com o nível de alerta vulcânico V4(ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”.

Cerca de 1.500 habitantes saíram, por via marítima e aérea, para outras ilhas dos Açores, a maioria dos quais para o Pico e Faial, mas também para a Terceira e São Miguel, onde ficam em casas de familiares e amigos.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados