FC Porto: Rolando em litígio, Iván Marcano a chegar

19 jul 2014, 00:11
Marcano

Português não tem acesso às instalações do clube, espanhol está a um passo e também pode alinhar do lado esquerdo

[artigo publicado originalmente às 20h42 de 18/07]

O FC Porto reagiu em pouco tempo à indisponibilidade de Rolando em seguir para o estágio na Holanda. O português está numa situação de litígio e esse vazio deverá ser preenchido por Iván Marcano, central espanhol que também pode alinhar no lado esquerdo.

Nesta altura, de acordo com as informações recolhidas pelo Maisfutebol
, Rolando está impedido de entrar nas instalações do FC Porto e aguardar um natural processo disciplinar pelo seu comportamento recente.

O jogador está a treinar sozinho, por conta própria, deixando o futuro entregue aos seus empresários (Gonçalo Almeida, Mestre em Direito Internacional Desportivo, trata da parte jurídica), que procuram uma plataforma de entendimento com o clube portista. Nos últimos dias, viveram-se momentos de tensão entre os representantes do central e elementos ligados aos dragões.

Rolando termina contrato no final da temporada e poderá assinar em janeiro por outro emblema, a custo zero. O FC Porto pretende naturalmente evitar essa saída sem contrapartidas mas pede um valor alto pela transferência do central, não se mostrando disposto a baixar a fasquia.

Inter de Milão, AS Roma e Besiktas são os principais interessados no internacional português mas as propostas rondam os 4 milhões de euros, menos de metade do montante pretendido pelos dragões.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, disse recentemente que Rolando faria parte do plantel. «É um jogador para ficar», garantiu o dirigente. O jogador, porém, considerou que não estavam reunidas as condições para regressar nesta altura ao clube, depois de ter sido afastado «por questões extra-futebol», como disse numa entrevista ao nosso jornal, em janeiro.


Aos 28 anos, Rolando descarta a possibilidade de entrar no grupo de Julen Lopetegui. O técnico espanhol avançou de imediato com outro nome e deverá receber o central desejado: Iván Marcano.

Marcano como alternativa ao centro e à esquerda

Marcano, ligado contratualmente ao Rubin Kazan (jogou no Olympiakos por empréstimo nos últimos meses), já estará inclusivamente na cidade do Porto – segundo O Jogo -, mas o seu empresário prefere esquivar-se a pormenores.

Contatado pelo Maisfutebol, Iñaki Ibañez insistiu na resposta evasiva: «São só rumores, rumores… Não vou comentar nada».

Mas pelo menos não poderia confirmar se é mesmo verdade que o jogador já está na Invicta? Do outro lado da linha, Iñaki manteve-se firme na opção de «nada esclarecer ou acrescentar»: «Não vou adiantar nada, peço desculpa…»

O nosso jornal contactou ainda o Rubin Kazan, que não quis confirmar a transferência. De qualquer forma, as informações apontam para uma conclusão da transferência.

Marco Vidart, do El Diário Montañes – de Santander, cidade de onde o jogador é natural – garante que o FC Porto passa a ter uma opção para o centro da defesa e o lado esquerdo.

«É um defesa-central de raíz mas, curiosamente, a melhor época que fez em Espanha foi como lateral esquerdo, no Racing Santander», explica, ao Maisfutebol, rematando: «Apesar de ser muito alto (1,89m), é um jogador rápido e que trata muito bem a bola. De qualquer forma, tenho algumas dúvidas que nesta altura o Marcano possa ser titular indiscutível no FC Porto.»

Mais Lidas

Patrocinados