Fiorentina a caminho dos regionais, Nuno Gomes quase com o passe na mão

31 jul 2002, 21:10

José Veiga já está em Florença José Veiga reúne-se esta quinta-feira com a direcção da Fiorentina.

A Fiorentina deixou expirar todos os prazos, até aqueles que não estavam ainda confirmados pelo Conselho Federal, sem conseguir pagar os vários meses em atraso aos futebolistas. Esta situação impediu o clube de Florença de se inscrever na Serie B, conforme deverá ser confirmado esta quinta-feira em Itália. Agora, o clube transalpino arrisca-se a jogar nos regionais ¿ Enrico Fazzini, o administrador judicial garantiu esta quarta-feira que vai tentar inscrever a equipa «num campeonato» -, com todos os futebolistas a ficarem com o passe na mão, passando de bens do clube a simples empregados. Isto sem que a falência seja ainda efectiva.

No passado 5 de Junho, o tribunal civil de Florença, face à grave situação financeira do clube ¿ 26 milhões e 800 mil euros (cerca 5,3 milhões de contos) de dívida -, decidiu criar uma administração judicial para tentar solucionar o problema, com Enrico Fazzini a ser o principal responsável. A este o referido tribunal concedeu oito meses para equilibrar as contas, um prazo que apenas expirará a 5 de Fevereiro.

Uma das mais recentes tentativas para soluccionar o problema foi colocar a subscrição um aumento de capital de 13,5 milhões de euros (2,7 milhões de contos), que daria direito a 51,2 por cento da sociedade. Nas duas hastas não houve qualquer oferta.

Entretanto, pelo meio chegou a obrigatoriedade da inscrição no campeonato. A Covisoc, órgão de controlo da bolsa italiana, entende que a sociedade «viola» não pode suportar os custos de um campeonato profissional e dá um prazo até dia 29 de Jullho para que a Fiorentina ¿ e outros sete clubes entre os quais Roma e Lazio ¿ encontrem o dinheiro necessário. Só que o dinheiro não chegou. Tratava-se de 22 milhões de euros (4,4 milhões de contos). Cecchi Gori decide inscrever a Fiorentina na Serie B à condição, mas a Liga italiana envia o caso para o Conselho Federal, manifestando incompetência para aceitar novo pedido de adiamento por parte do clube de Florença.

O dia de amanhã, dia 1 de Agosto, será portanto decisivo. Sem o documento dos jogadores em como todas as dívidas foram pagas, a Fiorentina não pode inscrever-se na Serie B e deverá ser obrigada a descer aos regionais. E, com isso, perde o direito a todo o seu plantel, uma vez que os jogadores têm contratos como profissionais e a competição não o é. Nuno Gomes, Amaral saem a custo zero e voltam a fazer mexer o mercado. A palavra passa, então, para o Conselho Federal. José Veiga reúne-se esta quinta-feira com os dirigentes da Fiorentina para tentar resolver o futuro do português.

Mais Lidas

Patrocinados