João Moutinho com «grandes esperanças» na mudança para o Orlando City

15 dez 2018, 10:26
João Moutinho

Lateral português deixou os Los Angeles FC quase um ano depois de ter sido a primeira escolha do draft na MLS

O lateral João Moutinho trocou os Los Angeles FC pelo Orlando City. Quase um ano depois de ter sido a primeira escolha do draft na MLS, a Liga norte-americana de futebol, o português mostra-se com «grandes esperanças» para a nova época.

«Foi um ano com altos e baixos. Comecei a época muito bem, mas depois tive uma expulsão e uma lesão. A partir daí não foi tão fácil recuperar o ritmo e a titularidade. Acabei a época a não jogar tanto e estou feliz com a oportunidade que vou ter em Orlando. Espero que a época seja mais consistente», disse o defesa de 20 anos, em declaração à agência Lusa, acrescentando: «Temos grandes esperanças».

O jogador, que cumpriu a sua formação no Sporting até rumar aos EUA, assumiu-se como «pioneiro» e salientou o despertar para o potencial do futebolista português e a «oportunidade de ouro» que jovens como ele podem ter para prosseguir os estudos e o futebol.

João Moutinho, que abraçou o desafio na University of Akron, no estado do Ohio, confessou que a mudança não foi assim tão profunda: «Tanto em Akron como em Los Angeles o estilo de futebol que jogávamos era muito idêntico ao que jogava no Sporting».

O curso de Gestão de Empresas que quis seguir nos EUA acabou por passar agora para segundo plano, com a entrada como profissional na MLS. No entanto, o futebolista luso vincou a vontade de manter viva a carreira académica.

«Os estudos são tão ou mais importantes do que o futebol. Se alguém não passar nas cadeiras depois não pode jogar, porque não tem elegibilidade. Agora estou a continuar a estudar online, não estou a fazer tantas cadeiras como gostaria, mas, com calma, vou fazendo. A prioridade é o futebol», explicou.

João Moutinho apontou a competitividade da liga norte-americana de futebol como mais um motivo para acolher outros jogadores portugueses, num ano em que se tornou mediática a transferência do internacional sub-21 André Horta, com quem partilhou balneário no Los Angeles FC.

«A Liga está a fazer uma jogada muito inteligente ao contratar também jovens e daqui para o futuro vai ficar cada vez melhor. É sem dúvida uma das mais competitivas do mundo, porque não há favoritismos como aqui em Portugal, em que temos três equipas que todos os anos lutam pelo campeonato».

Relacionados

Patrocinados