Vai voar quarta-feira com a Lufthansa? Há más notícias

Agência Lusa , CV
25 jul 2022, 11:01
Lufthansa

A companhia aérea anunciou uma greve para quarta-feira, não tendo ainda esclarecido qual o impacto que a paralisação terá

Um dos principais sindicatos da Lufthansa anunciou esta segunda-feira uma greve, na quarta-feira, dos funcionários de terra da empresa, no contexto de uma disputa salarial, alertando para "atrasos e cancelamentos" num período já tenso para a aviação europeia.

Num comunicado divulgado, o sindicato Verdi diz ter emitido um pré-aviso de greve para o período das 02:45 de quarta-feira às 05:00 de quinta-feira, "para aumentar a pressão" sobre a administração da empresa, reclamando aumentos salariais de 9,5%.

A Lufthansa, principal grupo de transporte aéreo europeu, não detalhou ainda o impacto que a paralisação poderá ter, numa altura em que os passageiros já se deparam com longas esperas nos aeroportos e com cancelamentos numa série de voos, por falta de pessoal no setor aeroportuário.

Este verão, a Lufthansa já cancelou cerca de 6.000 voos e o principal aeroporto alemão, de Frankfurt, prevê reduzir o plano de voos de forma a "estabilizar as operações aéreas", fortemente afetadas pelas partidas para férias.

A greve de quarta-feira na Lufthansa abrange os trabalhadores de terra, nomeadamente da manutenção, mas também os operadores de veículos de reboque de aeronaves, essenciais ao bom funcionamento do aeroporto.

“Haverá muitos cancelamentos e atrasos”, antecipa o sindicato Verdi.

Segundo a dirigente sindical Christine Behle, “a situação nos aeroportos está a deteriorar-se e os funcionários estão cada vez mais pressionados e sobrecarregados devido à grande falta de pessoal, à inflação alta e à ausência de aumentos há três anos”.

Desde o levantamento das restrições sanitárias, no início do ano, as companhias aéreas e os aeroportos têm tido dificuldades em responder ao forte aumento da procura, após dois anos de tráfego reduzido durante os quais o setor perdeu muitos funcionários.

Veja também: O meu voo foi cancelado. Têm de me pagar as refeições? Tenho direito a alojamento? E a indemnização? Como posso reclamar?

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados