Estes aeroportos são os piores do mundo para atrasos e cancelamentos este verão

CNN , Marnie Hunter
24 jul 2022, 17:00
Aeroporto

Adicione a época do verão aos problemas de staff nos aeroportos e companhias aéreas e terá uma tempestade perfeita de atrasos e cancelamentos

Qualquer pessoa que tenha estado recentemente num aeroporto conseguiu ver que a procura de viagens está de volta em grande. O que não está de volta são os recursos necessários para lidar com o enorme número de viajantes aéreos.

Adicione a época do verão aos problemas de staff nos aeroportos e companhias aéreas e terá uma tempestade perfeita de atrasos e cancelamentos.

De acordo com os dados recolhidos para a CNN Travel através do site FlightAware, no Aeroporto Internacional Toronto Pearson, no Canadá, mais de metade dos voos programados entre 26 de maio e 19 de julho sofreram atrasos.

Este verão, 52,5% dos voos regulares do aeroporto sofreram atrasos, revelam os dados. Toronto Pearson encontra-se no 4º lugar no ranking mundial de cancelamentos de voos, tendo 6,5% dos seus voos sido cancelados durante esse período.

Na terça-feira, a Air Canada introduziu uma política flexível que oferece alterações de bilhetes livres de taxas (sujeitas a disponibilidade) especificamente para os voos de Toronto Pearson “devido a atrasos mais longos do que o habitual”.

A norma permite que os passageiros alterem os seus voos de partida ou de chegada ao Aeroporto Billy Bishop Toronto City ou que aumentem o tempo de escalas em Toronto Pearson.

A Air Canada já reduziu o seu horário de Verão para evitar mais interrupções de voos e a agência federal Transport Canada tem trabalhado com a indústria para reduzir os tempos de espera.

Veja também: O meu voo foi cancelado. Têm de me pagar as refeições? Tenho direito a alojamento? E a indemnização? Como posso reclamar?

A Europa também regista atrasos

É evidente que o aeroporto de Toronto não é o único nesta luta contra as perturbações.

Sete dos dez aeroportos do mundo com mais atrasos este verão, classificados pela percentagem de voos atrasados, encontram-se na Europa. Os aeroportos de Frankfurt, Paris, Amsterdão e Londres registam os atrasos mais significativos, de acordo com os dados da FlightAware.

Recentemente, o aeroporto Heathrow de Londres teve de pedir às companhias aéreas que deixassem de vender bilhetes de retorno este verão.

Apenas um aeroporto dos Estados Unidos entrou no top 10 da lista global de atrasos: o Aeroporto Internacional de Orlando, na Florida. Com base em dados da FlightAware específicos dos Estados Unidos, três aeroportos da Flórida classificaram-se no top 10 relativamente a atrasos.

Recentemente, Pete Buttigieg, secretário dos Transportes dos EUA, disse à CNN que está a ver melhorias nas viagens aéreas, mas espera que as companhias aéreas façam melhor.

“Estamos a contar com as companhias aéreas para fornecerem um melhor atendimento aos passageiros e que consigam prestar serviço aos bilhetes que vendem”, disse Buttigieg.

Aeroportos com mais atrasos no Verão

Os 10 principais aeroportos mundiais com mais atrasos este Verão, com as percentagens de voos atrasados:

1. Aeroporto Internacional Toronto Pearson (Canadá): 52.5%

2. Aeroporto de Frankfurt (Alemanha): 45.4%

3. Aeroporto de Paris Charles de Gaulle (França): 43.2%

4. Aeroporto de Schiphol em Amesterdão (Países Baixos): 41.5%

5. Aeroporto de Londres Gatwick (Reino Unido): 41.1%

6. Aeroporto de Heathrow (Reino Unido): 40.5%

7. Aeroporto de Munique (Alemanha): 40.4%

8. Aeroporto Internacional de Atenas (Grécia): 37.9%

9. Aeroporto de Sydney Kingsford Smith (Austrália): 34.2%

10.Aeroporto Internacional de Orlando (Estados Unidos da América): 33.4%

 

Os rankings são provenientes dos dados da FlightAware durante o período de 26 de maio a 19 de julho.

Aeroportos com o maior número de cancelamentos no verão

O Aeroporto Internacional Shenzhen Bao'an na província chinesa de Guangdong está em primeiro lugar no top 10 mundial de cancelamentos este verão, com quase 8% dos voos cancelados, de acordo com os dados da FlightAware. O Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun da China e o Aeroporto Internacional de Chongqing Jiangbei também estão entre os 10 primeiros.

O Aeroporto Internacional Shenzhen Bao'an na província chinesa de Guangdong registou mais cancelamentos do que qualquer outro aeroporto no mundo desde finais de maio, de acordo com os dados da FlightAware.
Liang Xu/Xinhua News Agency/Getty Images

 

As atuais restrições de viagem e os confinamentos têm prejudicado significativamente as viagens na China, onde uma política rigorosa de contenção da Covid tem mantido o país fechado à maioria das viagens internacionais desde que a pandemia começou.

Em maio, durante o feriado do Dia do Trabalhador na China, as viagens domésticas diminuíram um terço em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Ministério da Cultura e Turismo.

Três aeroportos dos EUA também estão entre os 10 primeiros em termos de percentagem de voos cancelados, com os aeroportos de Newark e LaGuardia em 2º e 3º lugar e o Aeroporto Nacional de Washington em 8º.

Olhando para o top 20 global, os aeroportos de Boston (12º), Charlotte (13º), Filadélfia (14º) e Miami (16º) estão todos na lista de cancelamentos, tal como também o Aeroporto Internacional John F. Kennedy em Nova Iorque (15º) e o Aeroporto Internacional O'Hare de Chicago (19).

Enquanto a Europa domina a lista global de atrasos, apenas um aeroporto europeu, o Amsterdam Schiphol, aparece no top 10 de cancelamentos ocorridos entre 26 de maio e 19 de julho. A Austrália e a Indonésia têm cada um uma entrada no top 10 de cancelamentos.

Os passageiros fazem fila para fazer o check-in no Aeroporto Internacional de Newark Liberty a 1 de julho. Newark é o segundo aeroporto a nível mundial com mais cancelamentos este verão.
Jeenah Moon/Getty Images

 

Os 10 principais aeroportos mundiais com mais cancelamentos este Verão, com as percentagens de voos cancelados:

1. Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao'an (China): 7.9%

2. Aeroporto Internacional de Newark Liberty (EUA): 7.4%

3. Aeroporto de LaGuardia (EUA): 7%

4. Aeroporto Internacional Toronto Pearson (Canadá): 6.5%

5. Soekarno--Hatta Aeroporto Internacional (Indonésia): 6.2%

6. Aeroporto de Sydney Kingsford Smith (Austrália): 5.9%

7. Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun (China): 5.2%

8. Aeroporto Nacional Ronald Reagan Washington (EUA): 5%

9. Aeroporto Internacional de Chongqing Jiangbei (China): 4.6%

10. Aeroporto de Schiphol em Amesterdão (Países Baixos): 3.9%

 

Nectar Gan, Pete Muntean e Gregory Wallace da CNN contribuíram para este artigo.

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados