Olá, chamo-me Ludovica, tenho 21 anos e "vivo num castelo"

CNN , Francesca Street
1 out 2023, 16:00
Ludovica Sannzzaro Natta começou a publicar vídeos nas redes sociais sobre a sua vida no castelo. Nos vídeos usa frequentemente vestidos de baile inspirados em "Bridgerton". Ludovica Uberta Sannazzaro Natta

A sua família herdou um castelo italiano com 900 anos. Eis como é viver lá

Quando Ludovica Sannazzaro Natta se apresenta a novas pessoas, começa sempre pelos factos mais importantes: tem 21 anos, está quase a fazer 22; é italiana; é do signo escorpião "com muito orgulho"; estudou teatro musical em Los Angeles e Nova Iorque.

Depois, acrescenta um pormenor extra inesperado à mistura: "Vivo num castelo a tempo inteiro."

Crescer num castelo

O Castelo Sannazzaro situa-se no norte de Itália. Ludovica Uberta Sannazzaro Natta

Ludovica Sannazzaro Natta mudou-se para o Castelo Sannazzaro, um castelo de conto de fadas com 45 quartos e torres, quando tinha quatro anos.

A jovem é descendente da nobreza italiana e o seu pai é conde. Esta fortaleza medieval, situada numa zona rural pitoresca perto de Giarole, no norte de Itália, pertence à sua família há 28 gerações.

A geração anterior utilizou o Castelo Sannazzaro principalmente como casa de verão, mas, em 2006, os pais de Ludovica decidiram mudar-se de Milão e fazer do castelo a sua residência a tempo inteiro, levando consigo a filha.

"Quando me mudei para aqui, era tudo tão normal para mim", conta à CNN Travel. "Era a minha casa e o sítio onde ia viver para o resto da minha vida."

Embora o castelo fosse "normal" para Ludovica, ela ainda se recorda da emoção de descobrir a abundância de divisões do castelo - há 18 quartos, nove casas de banho, bem como salas de estar, uma biblioteca, um salão de baile e uma sala de jantar, para não falar do fosso, de uma capela e de passagens secretas. Os seus pais cedo perceberam que, num castelo, jogar às escondidas podia durar muito tempo.

"Eu corria à volta do castelo", recorda. "Os meus pais às vezes não me encontravam porque eu achava muita piada a esconder-me dentro dos armários."

Os interiores do espetacular salão de baile datam de 1800. Ludovica Uberta Sannazzaro Natta

Ludovica tem um irmão mais velho, 14 anos mais velho que ela, por isso passou a infância a explorar o castelo com o seu grupo de amigos. As crianças passavam longos dias a inventar histórias de princesas, bruxas e feiticeiros num ambiente extremamente apropriado. O castelo, diz Ludovica, foi um sítio "muito criativo" para passar os seus primeiros anos.

"Cresci com Harry Potter, Nárnia e todas essas coisas", recorda. "É claro que o castelo era absolutamente fantástico para recriar esse tipo de ambientes e mundos de fantasia - por isso, no meu castelo, seria o nosso próprio Harry Potter."

Quando era adolescente, Ludovica frequentou um colégio interno noutro local de Itália. Com a distância e a sua crescente maturidade, desenvolveu sentimentos mais conflituosos em relação à sua casa palaciana de infância.

O castelo é um tesouro de relíquias de família. Ludovica Uberta Sannazzaro Natta

"Não sabia bem como contar às pessoas que vivia num castelo", lembra.

Sentia que "esta coisa particular" na sua vida podia mudar a opinião que tinham dela e deu por si a reter a informação até sentir que tinha desenvolvido uma boa relação com um potencial amigo.

"Eu vivo num castelo. Isso não é nada normal", apercebeu-se. "É muito único e especial."

Ao mesmo tempo que Ludovica começava a considerar esse privilégio e o que ele significava, também ficou fascinada pela história do Castelo Sannazaro e pela forma como se entrelaça com o legado da sua própria família.

"São quase 900 anos de história, entre este sítio e a minha família", aponta.

Ajudou o pai a analisar velhas cartas de família. Acompanhou investigadores paranormais que vieram investigar possíveis acontecimentos fantasmagóricos. Pesquisou a sua árvore genealógica para perceber como é que o castelo foi construído.

Ver o castelo através de uma nova perspetiva

Depois de terminar o liceu, Ludovica mudou-se para os Estados Unidos para estudar teatro musical. Os seus novos amigos americanos ficaram ainda mais estupefactos do que os seus colegas italianos quando ela levantou a cortina da casa da família. Mas, nessa altura, já estava mais confortável consigo própria e sentia-se capaz de ser dona da sua história.

"Não vou esconder uma parte de mim só porque tenho medo do que vão pensar", decidiu. "Se realmente me querem conhecer, vão conhecer-me com esta coisa específica, porque faz parte de mim."

Depois, a meio dos estudos nos EUA, surgiu a covid. Como muitos estudantes universitários da era da pandemia, deu por si a fugir para casa dos pais - só que, claro, a casa dos pais era um castelo.

Ludovica viu a fortaleza com outros olhos depois de ter estado fora.

"Pensei: 'Oh, adoro este sítio. Por vezes, não lhe dou tanto valor como devia. Provavelmente porque é a minha casa. E é tão normal para mim. Mas eu realmente, realmente amo este lugar'."

Com esta nova apreciação do castelo, nasceu a conta de Ludovica nas redes sociais, The Castle Diary. Entre os seus estudos, passava o tempo a publicar vídeos no TikTok e no Instagram que resumiam o que é realmente a vida num castelo medieval. Sim, é bonito, explica, mas também tem pouca rede Wi-Fi, muitas divisões para limpar e muitas correntes de ar.

Ludovica Sannzzaro Natta começou a publicar vídeos nas redes sociais sobre a sua vida no castelo. Nos vídeos usa frequentemente vestidos de baile inspirados em "Bridgerton". Ludovica Uberta Sannazzaro Natt

Estávamos em março de 2021 e os seus vídeos proporcionavam um escapismo pandémico muito oportuno. Além disso, todos falavam da série da Netflix "Bridgerton", e Ludovica parecia estar vivendo uma versão da vida real. A sua conta no TikTok rapidamente ganhou força.

À medida que os seus seguidores cresciam, a jovem inclinou-se para o drama de época, pedindo à mãe para lhe coser vestidos que pareceriam mais adequados aos anos 1800 do que aos anos 2020.

Atualmente, Ludovica raramente aparece com roupas modernas nos seus vídeos e abraça totalmente a "estética de princesa" nas redes sociais.

Ao mesmo tempo, continua empenhada em mostrar a realidade da vida no castelo. Continua a fazer vídeos sobre as peculiaridades inesperadas do castelo, desde as suas várias casas de banho antigas até à frustração de se esquecer das chaves e subir vários lances de escadas em espiral para as encontrar.

E, para que fique claro, Ludovica não é realmente uma princesa - embora possa herdar o título do pai e tornar-se condessa um dia, o que é bastante ao estilo de "Bridgerton", embora o título não tenha qualquer significado real na Itália republicana.

A experiência de viver num castelo

Alguns quartos do Castelo Sannazzaro podem ser arrendados para férias. Ludovica Uberta Sannazzaro Natta

A presença de Ludovica nas redes sociais tornou-se um assunto de família - a mãe ajuda a criar os seus trajes, enquanto o pai aparece frequentemente em frente à câmara e o irmão ajuda na parte administrativa e financeira da fama da irmã nas redes sociais.

A família Sannazzaro Natta ficou agradavelmente surpreendida com o interesse generalizado nos vídeos, sobretudo porque deu um impulso ao alojamento que gerem no castelo.

É isso mesmo - se quiser viver como Ludovica por um dia, pode fazê-lo - seis dos 18 quartos do castelo estão disponíveis para serem arrendados por turistas. Há mais quartos disponíveis para casamentos ou outros grandes eventos.

O castelo fica a cerca de uma hora de distância de Milão, Turim e Génova, e a 650 metros da Estação Ferroviária de Giarole.

"Esta área é muito famosa pelas suas paisagens", elogia Ludovica. "Está cheia de pequenas cidades. Há colinas lindas. Claro que a comida é fantástica. E a região é muito conhecida também pelo vinho. Por isso, há imensas adegas diferentes."

Partilhar a experiência

Ludovica quer abrir as portas do castelo o mais possível e está a pensar organizar um baile no próximo ano. Ludovica Uberta Sannazzaro Natta

Ludovica diz que não há nada melhor do que quando o castelo está cheio de convidados e a pulsar de energia - seja graças às visitas dos seus incrédulos e encantados amigos americanos (cujas reações ao castelo documenta frequentemente nas redes sociais) ou através dos turistas.

Para a jovem italiana, é nessa altura que a sua casa ganha vida, por isso, se as suas redes sociais aumentam o número de visitantes, tanto melhor.

"A razão pela qual o meu pai abriu o bed and breakfast foi porque queria que o castelo fosse vivido. Ele queria que as pessoas vissem e respirassem essa realidade", explica. "E eu quero exatamente a mesma coisa."

Inspirada pelo sucesso da sua estética nas redes sociais, Ludovica está a planear os próximos eventos públicos que abraçam aquilo a que chama a "fantasia" do castelo. Em primeiro lugar, espera organizar um baile com temática histórica em 2025.

Agora que é adulta, está cada vez mais consciente dos custos e da manutenção associados à vida num castelo. A expansão da organização de bailes e eventos históricos pode também ser uma forma de garantir a longevidade do castelo - algo em que tem todo o interesse, uma vez que ela, juntamente com o irmão, herdará a propriedade um dia.

Ludovica diz que também continua a dedicar-se ao teatro musical e que, atualmente, tem a fantasia de interpretar uma das seis esposas de Henrique VIII apresentadas na comédia musical "Six", todas elas conhecedoras de castelos. Ela adoraria ser anfitriã de um espetáculo no Castelo Sannazzaro.

O seu objetivo final é "partilhar a atmosfera deste belo lugar" com todos os que puder, seja através das redes sociais ou pessoalmente.

"Tenho algo tão único e especial que quero partilhar com as pessoas", afirma. "Porque acho que muitas pessoas não conhecem esta realidade. Nem sequer pensam que ela existe, a não ser nos filmes."

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados