Há um castelo com passagens secretas à venda em Itália por um pouco menos de dois milhões de euros

CNN , Silvia Marchetti
17 dez 2022, 10:00

Já sonhou em ser dono da sua própria cidadela secreta numa bela região de Itália, vagueando ao longo das suas muralhas como um monarca a inspecionar o seu reino?

Por menos dinheiro do que uma casa geminada no centro de Londres ou de umas águas-furtadas no centro histórico de Roma, o seu sonho pode agora realizar-se.

O castelo medieval e o lugarejo de Serravalle, a meio caminho entre as cidades de Modena e Bolonha, na região da Emilia Romagna, no norte de Itália, está à venda por 1,9 milhões de euros, ou cerca de 2 milhões de dólares.

Pronto a habitar e equipado com aquecimento, requer apenas algumas pequenas reparações, e o preço é negociável.

Situado em colinas verdejantes, o castelo é vendido com uma parte da vila situada a seus pés, que tem o mesmo nome e já fez parte do seu feudo.

O que está à venda é a antiga fortificação original de 1800 metros quadrados, implantada a 400 metros de altitude.

Da propriedade fazem parte o majestoso castelo construído sobre as ruínas de povoações pagãs, um imponente palácio de três níveis do Séc. XVIII chamado Palazzo Boccadiferro - onde os atuais proprietários vivem ocasionalmente - um pavilhão de caça com um abrigo para a lenha, uma torre de vigia com quatro pisos, um deslumbrante passadiço panorâmico e um exuberante jardim de 14.000 metros quadrados.

“Não só é muito acessível, a cerca de 1.000 euros por metro quadrado, como tem um enorme potencial quer como retiro privado e silencioso para desligar do mundo, quer como investimento para ser transformado numa estância”, disse à CNN Paolo Giacopini, da Immobiliare Giacopini, a agência imobiliária responsável pela venda.

Túneis secretos e salas aquecidas

O castelo teve outrora grande valor graças à sua localização estratégica.

“O encanto e o cenário são incomparáveis. A propriedade está rodeada de vinhas, numa localização estratégica entre as duas principais cidades da Emilia Romagna, uma região maravilhosa que muitas vezes é injustamente eclipsada pela Toscana no que toca a castelos e solares”.

Neste momento, a propriedade bem conservada é arrendada para eventos privados e conferências, mas os atuais proprietários, que desejam manter o anonimato, já não conseguem gerir a extensa propriedade.

Giacopini diz que os proprietários vivem no castelo durante os meses de verão e, por isso, a propriedade está pronta a habitar com aquecimento, cozinha, eletrodomésticos, lareiras, vários quartos e casas de banho. O pavilhão de caça de dois pisos, construído como uma casa rural, também conta com aquecimento.

Embora o castelo esteja imaculadamente conservado, há outras partes da propriedade, como a torre de vigia, construída em 1227 e remodelada em 1523, que podem exigir algumas reparações.

A luxuosa mobília renascentista, incluindo os quadros, também poderá ser negociada.

Giacopini, que acompanha os interessados em visitas guiadas, diz que os vendedores estão abertos a ofertas.

Ele explica que, devido ao seu valor histórico e artístico, o castelo está sob a supervisão das autoridades artísticas regionais que colocaram restrições a mudanças estruturais radicais, como transformar uma casa de banho num quarto ou vice-versa.

Algumas das características históricas adicionam uma camada extra de intriga. Uma passagem subterrânea secreta liga a torre de vigia ao palácio e era usada pelos guardas para fugirem dos ataques inimigos.

A passagem é fresca no verão, mas gelada no inverno. Giacopini diz que um cliente norte-americano que visitou a propriedade com ele disse que sentia os pés a congelarem dentro dos ténis.

Massacres e glória

A propriedade inclui um palácio do Séc. XVIII.

Serravalle é rica em história. A fortificação esteve durante séculos no coração de disputas territoriais e batalhas contra invasores e feudos vizinhos. Antes da unificação do reino de Itália, em 1861, o país estava dividido em muitas cidades-estado, ou comuni, cada uma a lutar pela supremacia.

No Séc. XII, o castelo foi implacavelmente disputado por Modena e Bolonha devido à sua posição militar estratégica. Naquela época, um castelo era um pequeno microcosmo militar que protegia uma grande área, bem como os agricultores e os inquilinos das terras.

A fortificação, construída sobre as cinzas de um antigo posto militar romano chamado Verabulum, foi conquistada e destruída pelas tribos lombardas no Séc. VIII.

Depois de reconstruída, reza a lenda, o castelo hospedou Carlos Magno quando este ia a caminho de Roma para ser coroado imperador, acompanhado pelas tropas francesas, no Séc. IX.

Embora seja calma e tranquila, a propriedade não é completamente isolada. A vila tem alguma vida social com 40 habitantes, uma igreja com frescos, uma taberna tradicional e um museu do vinho centrado na vida rural local.

Uma grande porta de pedra decorada com um brasão e estátuas, recebe os visitantes à entrada.

Ao longo do tempo, a propriedade passou por várias remodelações. O palácio, que tem este nome em honra da família Boccadiferro (que significa "boca de ferro" em italiano) que o governou durante quatro séculos, foi transformado de uma antiga galeria coberta numa imponente casa senhorial. Com cerca de 1151 metros quadrados de largura, é a maior secção da propriedade.

Histórias de fantasmas

Uma passagem subterrânea secreta liga o palácio a uma torre vizinha.

Onde era o antigo fosso do castelo há agora um jardim que cerca o lugarejo e que tem castanheiros e freixos. Há também um enorme jardim suspenso e zonas de pátio ideais para umas bebidas noturnas e uns passeios ao pôr do Sol.

Existe uma energia assustadora. Segundo o folclore local, o castelo e a propriedade são assombrados pelos fantasmas de um dos senhores Boccadiferro que, alegadamente, terá matado 12 esposas consecutivas. Diz-se que os espíritos atormentados delas, chorosas e zangadas, vagueiam pelos corredores e salões à noite em busca de vingança, deixando no ar os aromas dos seus perfumes.

Giacopini diz que são apenas histórias.

“O falecido irmão do atual proprietário escreveu um trabalho de pesquisa sobre a história deste lugar e descobriu que Boccadiferro estava tão apaixonado pela sua única esposa que encomendou vários retratos da mesma, mas com roupas diferentes, daí parecer que ele teve muitas mulheres, quando na verdade foi apenas uma”, diz.

Serravalle é perfeito para os amantes da Natureza, bem como para aqueles que desejam provar as ofertas gastronómicas da região.

A propriedade é cercada por tabernas em casas agrícolas, chamadas agriturismi, que servem suculentos tagliatelle artesanais al ragù e tortellini. Há também adegas que produzem vinhos premium Pignoletto e vinhos DOC da Colli Bolognesi.

Existem percursos para caminhadas, ciclismo e equitação por todo o ambiente rural e, nas proximidades, existe um campo de golfe com 18 buracos.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados