Este castelo no Reino Unido pode ser seu por 35 mil euros, mas há um senão

CNN , Issy Ronald
3 jun 2023, 15:00
Este castelo no Reino Unido pode ser seu por 35 mil euros, mas há um senão. Foto: Brough Lodge Trust

Para além da casa, existe um pátio, vários jardins murados e uma torre oval

Um extenso castelo escocês está à venda para ofertas superiores a 30.000 libras (35 mil euros), mas há um senão: os seus atuais proprietários estimam que o restauro custo mais 12 milhões de libras (14 milhões de euros). 

Situado em Fetlar, a quarta maior das ilhas Shetland, o Brough Lodge encontra-se numa das zonas mais remotas do Reino Unido. 

É acessível por ferry a partir da ilha de Mainland, a principal ilha do arquipélago, que fica a uma hora e meia de voo de Edimburgo ou a três horas e meia de voo de Londres. 

A ilha alberga cerca de 69 pessoas, de acordo com a página web da Associação Comunitária de Fetlar – um aumento em relação ao número mais baixo de pessoas registado, 48, no início de 2009.  

Aninhado na encosta, o castelo tem vista para os prados de Fetlar e para os penhascos escarpados que se estendem até ao mar, bem como para as ilhas circundantes. 

O Brough Lodge foi construído em 1825 pelo comerciante local Arthur Nicolson num estilo gótico, que se diz ter sido influenciado pelas suas viagens pela Europa. 

Tem estado vazio desde a década de 1970, embora tenha sido impermeabilizado contra o vento e a água há cerca de 10 anos pelos atuais proprietários, o Brough Lodge Trust, na sequência de uma campanha de angariação de fundos. 

Para além da casa, existe um pátio, vários jardins murados e uma torre oval, outrora utilizada como observatório e construída no local de um broch – um tipo de casa redonda da Idade do Ferro, exclusiva da Escócia.

A torre de tijolos era um observatório. Foto: Arterra/Universal Images Group/Getty Images

Ambição de um "refúgio de classe mundial" 

O Brough Lodge Trust está à procura de "um empresário filantrópico" que possa transformar o castelo num retiro com 24 quartos, tendo já recebido várias manifestações de interesse, segundo um comunicado enviado à CNN. 

"Vários potenciais investidores têm estado em contacto com os nossos agentes de vendas, alguns deles deslocaram-se a Fetlar para ver o Lodge e falar sobre as possibilidades com os administradores", afirmou o diretor do fundo, Drew Ratter, no comunicado. 

"Um potencial comprador apresentou uma proposta pormenorizada, que estamos a estudar com ele, mas gostaríamos de ouvir a opinião de outros empresários filantropos, pois queremos obter o melhor resultado possível para o edifício e para a comunidade de Fetlar." 

O fundo espera que este refúgio atraia hóspedes que desejem participar em várias atividades culturais, incluindo o fabrico de têxteis, pelo qual as Shetland são famosas, ioga e visitas guiadas à vida selvagem. 

"A visão é simples mas eficaz: Brough Lodge, um edifício de categoria A, situado em cerca de 40 acres de terreno [ou cerca de 162 mil metros quadrados], será transformado num refúgio de classe mundial que fará as delícias de todos os que o visitarem", afirma o fundo na sua página. 

"De acordo com os planos que desenvolvemos, o carácter histórico do edifício será plenamente respeitado. O novo alojamento, sensível à sua localização, terá até 24 quartos duplos e outras instalações essenciais, incluindo uma sala de jantar elevada." 

Espera-se que o edifício crie também 14 postos de trabalho para a comunidade da ilha, onde habitualmente existem poucas oportunidades de emprego. 

Segundo o fundo, as receitas da venda servirão para apoiar o trabalho de preservação da tradição de tricotar à mão nas Shetland, garantindo aulas às crianças das escolas locais.

Luxo

Mais Luxo

Na SELFIE

Patrocinados