Sporting-Famalicão, 1-0 (crónica)

Adérito Esteves , Estádio José Alvalade, Lisboa
27 ago 2023, 22:45

Eles não caem... porque «o Paulinho mostra os dentes»

Um pleno de serviços mínimos.

O Sporting alcançou a terceira vitória consecutiva neste arranque de campeonato, a terceira pela margem mínima e todas alcançadas graças a golos de Paulinho.

Diante do Famalicão, porém, o 1-0 foi magro para tamanho domínio da equipa de Rúben Amorim. O Famalicão demorou mais de 80 minutos até conseguir estar mais de 30 segundos no meio-campo ofensivo e valeu-lhe até ao golo de Paulinho um Luiz Júnior inspirado na baliza.

Mas a verdade é que parte da estratégia do Famalicão resultou durante quase uma hora.

A equipa de João Pedro Sousa abdicou de atacar, mas com isso tirou uma das principais armas desta equipa de Amorim: a exploração da profundidade. Que ganhou ainda maior preponderância com a chegada de Gyokeres.

Por mais estranho que possa parecer, o Sporting foi prejudicado na primeira parte… por fazer uma pressão alta tão eficiente. É que foi essa mesma pressão que lhe tirou os espaços que gosta tanto de explorar.

E se dúvidas houvesse em relação a isso, tudo ficou claro aos 50m. Numa das primeiras vezes que o Famalicão arriscou uma subida à área do Sporting, Aranda ficou a pedir falta, o árbitro não concedeu e a bola chegou a Gyokeres na zona do meio-campo.

E depois foi vê-lo correr. Em velocidade e com a bola controlada, o avançado sueco é muito difícil de parar. O defesa do Famalicão conseguiu fazê-lo mesmo em cima da linha da grande área, em zona lateral.

E foi dali que o golo surgiu: Nuno Santos bateu para o segundo poste, Coates ganhou de cabeça, e também de cabeça, de costas para a baliza, Paulinho marcou e fez o leão voltar a mostrar os dentes.

Mostrou os dentes num sorriso amarelado pelo sofrimento de mais uma vitória pela margem mínima.

E desta vez não foi porque o adversário criou dificuldades, mas sim porque o Sporting não foi capaz de «matar» o jogo com o segundo golo. Muito por culpa de Luiz Júnior, é preciso dizê-lo, que sai de Alvalade com uma exibição para recordar.

Os serviços mínimos voltaram a valer ao Sporting. Paulinho voltou a salvar a noite. O Sporting soma nove pontos em três jornadas e deve-os aos quatro golos do avançado português.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados