Benfica: tropeçar nas primeiras jornadas já é praxe

22 ago 2016, 11:19
Benfica-Vitória Setúbal (Lusa)

Empate com o V. Setúbal confirmou tendência para arranques de campeonatos aos soluços das águias. Só por uma vez nos últimos dez anos chegaram à 2.ª jornada com saldo 100 por cento vitorioso

Não parece uma proeza extraordinária, mas somar dois triunfos nas primeiras duas rondas de um campeonato não é um feito a que o Benfica esteja muito habituado. E isso voltou a ser comprovado neste domingo à noite, no tropeção caseiro com o V. Setúbal.

Esta é uma espécie de «patologia crónica» que se tem registado na última década, onde só por uma vez os encarnados conseguiram passar incólumes nas duas primeiras jornadas da Liga sem qualquer sobressalto: aconteceu em 2014/15. Naquela que foi a última época com Jorge Jesus no lado sul da Segunda Circular, os encarnados arrancaram a campanha rumo ao bicampeonato com dois triunfos (2-0 ao P. Ferreira e 1-0 ao Boavista).

Condição rara, quase tão rara com vencer na jornada de estreia de um campeonato, enguiço que as águias conseguiram quebrar em 2014/15, mas que persistiu entre 2005/06 e 2013/14.

O empate com o V. Setúbal não veio apenas confirmar uma tendência para arranques de Ligas aos soluços das águias, como travou uma sequência de 13 vitórias consecutivas em jogos para o campeonato.

A senda triunfante da equipa de Rui Vitória durava já desde 20 de fevereiro. Uma semana após a derrota caseira com o FC Porto, os encarnados viraram a página em Paços de Ferreira (3-1) e só agora – precisamente seis meses e um dia depois – voltaram a perder pontos.

Se recuarmos até ao início do século, só por mais duas vezes o Benfica conseguiu alcançar um registo 100 por cento vitorioso nas primeiras jornadas de campeonatos. Em 2004/05, sob o comando de Giovanni Trapattoni, época que terminou com o título nacional ao fim de 11 anos de jejum, a águia chegou à terceira jornada com nove pontos, enquanto em 2002/03, com Jesualdo Ferreira, chegaram à quarta ronda com 12 pontos.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados