Estoril-FC Porto (antevisão): há uma Linha que separa os «dragões» da conquista da capital

29 jan 2016, 23:00
FC Porto-Estoril (LUSA/ José Coelho)

Estorilistas e portistas empataram os últimos três jogos na Amoreira sempre pelo mesmo resultado (2-2) e não vencem em Lisboa desde 2012. Já lá vão 14 partidas sem o sabor da vitórias.

Siga o Benfica-Arouca EM DIRETO no MaisFutebol

O MOMENTO: 

Estoril
Em janeiro regressou aos triunfos, depois de ter estado três meses e meio sem vencer (último triunfo tinha sido em setembro). A vitória em casa do Moreirense confirmou as melhorias da equipa e colocou a equipa a três pontos da Europa e mais longe dos lugares de perigo. Nos últimos três jogos, os «canarinhos» bateram o Moreirense, perderam na receção ao Benfica e iniciaram este ciclo vencendo o Belenenses. Pelo meio foram eliminados da Taça de Portugal com o Rio Ave, num jogo em que tiveram muitas baixas. Bonatini tem sido o «abono» da família do conjunto da Linha com 10 dos 18 golos que os estorilistas têm na Liga. Marcou ao Benfica, mas não chegou. Será que consegue enganar o FC Porto?

FC Porto
Venceu a última partida da Liga em casa contra o Marítimo na estreia de Peseiro, mas a exibição não convenceu. A meio da semana foi derrotado, com os suplentes, em Santa Maria da Feira, o que não ajudou à moral da equipa. Se antes dos «insulares», o novo treinador teve três dias para trabalhar os portistas, agora teve uma semana completa o que pode ajudar a implementar as suas ideias. O momento não é o melhor e um deslize pode significar um atraso maior para os dois rivais. De referir que em 2016, o FC Porto realizou cinco jogos para o campeonato e perdeu dois, empatou um e venceu outros dois, com sete golos marcados (cinco deles ao Boavista) e sofreu quatro. Sempre que sofreu, não venceu. Tudo isto com três treinadores: Lopetegui, Rui Barros e José Peseiro. Para agravar as estatísticas, o FC Porto não vence na Amoreira desde 2012.

AUSÊNCIAS:

Estoril: Mendy, Bruno Miguel e Tijane (lesão);

FC Porto: Bueno e Evandro (lesão);

DISCURSO DIRETO

Fabiano Soares
«Os jogadores do FC Porto tiveram esta semana para fazer treinos e assimilar a ideia do novo mister. Os grandes jogadores precisam de pouca coisa para renascer. Sou realista, vou jogar para ganhar, como fiz com as outras equipas, mas sabemos que é um FC Porto difícil. Acham que o FC Porto está morto? Os jogadores que tem e, até a própria classificação, não diz isso»

José Peseiro
«Todos os jogos são importantes para o FC Porto, independentemente do local, da hora, da classificação... O Estoril é um jogo difícil, mas não vamos agarrar-nos a resultados anteriores. História é história. O presente a que nos vamos agarrar é a convicção que temos do nosso valor, da vontade, da responsabilidade, da determinação que temos, sabendo da qualidade e do valor do Estoril, apesar de, em alguns momentos, não ter tido bons resultados. Vamos estar melhor do que estivemos contra o Marítimo, mais fortes, e queremos vencer».
 
HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O FC Porto não venceu nas últimas três deslocações à Amoreira, duas para o campeonato e uma para a Taça da Liga, e todas elas tiveram o mesmo resultados: 2-2. Antes desta série recente de empates, os «dragões» tinham vencido por 2-1, num jogo em que Vítor Pereira liderava o FC Porto e Marco Silva os estorilistas, no regresso dos lisboetas à Liga oito anos depois. O encontro remonta a 28 de outubro de 2012 e os azuis e brancos tiveram de inverter o resultado, depois de Steven Vitória abrir o marcador de livre. Jackson Martínez e Varela foram os marcadores. Se olharmos para todo o historial de jogos entre Estoril e FC Porto no reduto dos «canarinhos», para o campeonato, existe um claro equilíbrio: oito vitórias para cada lado e sete empates. No que a Taça de Portugal diz respeito há duas vitórias para o Estoril e uma para os «dragões». Na Taça da Liga apenas dois jogos: um empate e uma vitória do conjunto da cidade Invicta.


 
EQUIPAS PROVÁVEIS

ESTORIL



Outros convocados: Georgemy, Rúben Dionísio, Lucas Farías, Diakhité, Anderson Esiti, Leandro Chaparro, Matheuzinho, Michael e Felipe Augusto;
 
FC PORTO



Outros convocados: Helton, Maicon,José Angel, Rúben Neves,Varela,Sérgio Oliveira, Suk e Marega
 

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados