Acordo conseguido para reformular Taça UEFA

7 fev 2001, 17:14

Modelo semelhante ao da Liga dos Campeões Gerhard Aigner, secretário-geral da UEFA, anunciou esta quarta-feira que os 60 clubes reunidos em Nyon estão de acordo quanto à reformulação da Taça UEFA. A competição passará a ter uma «poule» semelhante à da Liga dos Campeões, com 32 clubes divididos em oito grupos.

UEFA e clubes europeus chegaram hoje (quarta-feira) a um consenso no que diz respeito à alteração do actual formato da Taça UEFA, que poderá adoptar os moldes da Liga dos Campeões. 

Reunidos em Nyon, Suiça, num Workshop organizado pela UEFA, estão cerca de 60 clubes europeus. Portugal está representado por intermédio do Benfica (António Simões), Sporting (Ribeiro Telles) e F.C.Porto (Paiva Brandão). 

«A grande maioria dos clubes é favorável à actual orgânica da Liga dos Campeões. Por outro lado existe um evidente consenso para reformular a Taça UEFA», afirmou o secretário geral da UEFA, Gerhard Aigner. 

O presidente da Comissão de Competições da UEFA, Jean Gounet-Fayard, garantiu que grande parte dos clubes presentes defende que o sistema «poule» na Taça UEFA permitirá um maior encaixe financeiro e rejeita a recuperação da já extinta Taça dos Vencedores das Taças. 

Quanto à revisão do actual sistema de transferências, os clubes voltaram a manifestar à UEFA a necessidade de assegurar alguma estabilidade para os contratos de trabalho. «Se um jogador assina um contrato de longo termo, deve pelo menos ser obrigado a cumpri-lo durante as três primeiras épocas», revelou um dos elementos presentes à Agência Lusa. 

O belga Michel Verschueren, representante do Anderlecht, voltou a frisar que a UEFA tem de insistir perante a Comissão Europeia na especifidade do futebol para esta matéria, sob o risco de uma catástrofe entre os clubes.

Patrocinados