Saiba tudo sobre o Euro aqui

Último combatente francês do Dia D morre aos 100 anos. Léon Gautier, o "herói da libertação"

CNN Portugal , ARC
4 jul 2023, 10:52
León Gautier, último combatente do Dia D, morre aos 100 anos

"Talvez tenha deixado crianças órfãs, talvez tenha enviuvado uma mulher ou feito uma mãe chorar”, recordou à Reuters, em 2019, garantindo que “não queria fazer isso” e que não era “um homem mau”

O “herói da libertação” francesa morreu aos 100 anos. Léon Gautier, que pertencia à unidade de comando Kieffer, era o último combatente vivo do batalhão francês que esteve no Dia D e desembarcou na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial. Tornou-se um ativista pela paz anos mais tarde.

A notícia da morte do veterano foi divulgada esta segunda-feira através das redes sociais do Mémorial de Caen, museu francês dedicado a acontecimentos. León Gautier morreu no hospital de Caen, mas a causa não é ainda conhecida.

 “Nunca o esqueceremos”, afirmou o presidente francês, Emmanuel Macron, para quem o veterano era um “herói da libertação”. Em 2021, o chefe de Estado reconheceu-o com o título Grande Oficial da Legião da Honra, uma das maiores honras do país.

Também Romain Bail, presidente da câmara de Ouistreham, cidade portuária na qual Léon Gautier se instalou depois do Dia D, descreve-o como “um herói local que toda a gente conhecia” e “um ferveroso defensor da liberdade”.

Léon Gautier tornou-se um ativista pela paz, depois de ter considerado a guerra uma “miséria”. "Talvez tenha deixado crianças órfãs, talvez tenha enviuvado uma mulher ou feito uma mãe chorar”, recordou à Reuters, em 2019, garantindo que “não queria fazer isso” e que não era “um homem mau”.

O último dos 177 combatentes que desembarcaram na Normandia a 6 de junho de 1944, o Dia D, vai agora ser homenageado postumamente nesse local. León Gautier, que nasceu em Rennes, alistou-se na marinha francesa, durante a adolescência, e combateu no Congo, na Síria e no Líbano. Só depois se juntou aos Kieffer, o que o levou a participar na derrota da Alemanha nazi e na libertação da Europa ocupada.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados