opinião

O Jubileu de Platina

27 mai 2022, 07:00

Notas Soltas

É o o primeiro monarca Britânico, neste caso uma monarca, a comemorar o Jubileu de Platina. São 70 anos de reinado na vida de uma mulher que foi coroada aos 25 anos, precisamente a idade com que casou. 

A jovem Elisabete ou Lilibeth como era carinhosamente tratada, nunca imaginou que o trono iria um dia ser seu. O que aconteceu foi que o tio, Eduardo VIII apaixonou-se por uma mulher divorciada duas vezes e norte-americana. Eduardo, Rei, escolheu seguir os seus sentimentos e deixar a Coroa por amor. É neste contexto que o pai de Isabel é coroado, tornando-se Lilibeth Princesa herdeira. 

Por estes dias, o Reino Unido, os 53 Estados da Commonwealth e o Mundo preparam-se para assistir às comemorações formalmente oficiais do Jubileu de Platina. Será um longo fim de semana que começa dia 2 e termina dia 5. Para as assessorias do Palácio de Buckingham esta é uma grandiosa “operação de relações públicas” para comunicar aos súbditos e ao Mundo a integridade da instituição, os laços emocionais que unem Isabel II à grande "nação" Britânica e porque (talvez sendo esta a principal razão) não haverá outro Jubileu a seguir a este.

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados