Os mais longos 100 m da natação olímpica

20 set 2000, 12:10

Nadador da Guiné sozinho na piscina

Eric Moussambani, um dos quatro participantes da Guiné Equatorial nos Jogos de Sydney, vai ficar na história olímpica. Na terça-feira, o nadador africano venceu a primeira série dos 100 metros livres. Até aqui nada de especial, não fosse o facto de Moussambani ter nadado sozinho a sua série, depois de os seus dois rivais terem sido eliminados por falsa partida.  

A eliminatória tinha apenas três concorrentes. Karin Bare, da Nigéria, e Farkhod Oripov, do Tadjiquistão, atiraram-se para a água cedo de mais e foram logo para casa. Só restava Moussambani, que se atirou para a piscina, sob os incentivos dos 18 mil espectadores presentes no Aquatic Center.  

O nadador da Guiné Equatorial completou a prova de 100 metros livres em 1m52,72s, ou seja, mais 7 segundos que o recorde mundial dos... 200 metros livres, alcançado pelo holandês Pieter van den Hoogenband. 

Eric Moussambani apenas começou a nadar em Janeiro e esta foi a primeira vez que nadou numa piscina de 50 metros. Até agora, a sua experiência resumia-se a uma piscina de 20 metros. 


Patrocinados