Judoca ex-hermafrodita no caminho de Sandra Godinho

15 set 2000, 10:33

Portugueses já conhecem adversários No dia 17 começa o Torneio de Judo para os portugueses. Os adversários não parecem difíceis, com excepção para uma brasileira que escolheu ser mulher...

Sandra Godinho, uma das judocas portuguesas em Sydney, já sabe com quem vai disputar a primeira eliminatória dos combates de judo, a 21 de Setembro. A sua adversária será a brasileira Edinanci Silva, de 24 anos. Tudo normal? Quase... 

Edinanci Silva é conhecida não só pelo facto de ser tetracampeã sul-americana (94/97) e por ter ganho a medalha de bronze no Mundial de 97, mas também por já ter sido hermafrodita. 

A atleta brasileira começou a sua carreira há quatro anos e nessa altura surgiu a polémica: deveria combater com os homens ou com as mulheres? A judoca decidiu resolver a situação e, para poder participar nos Jogos de Atlanta 96, fez uma operação. 

Apesar de manter a estrutura física masculina, uma orquiectomia bilateral e uma clitoridectomia (remoção dos testículos e reconstrução do clitóris) fizeram com que Edinanci Silva passasse nos testes de feminilidade e se estreasse nos Jogos Olímpicos de 96. A lutar com mulheres, pois então. 

Para Sandra Godinho esta também não será a primeira participação em competições olímpicas. A atleta portuguesa esteve presente em Barcelona (1992), acabando por perder no primeiro combate. 

Cavalleri e Soares isentos 

Filipa Cavalleri e Pedro Soares ficaram isentos no sorteio, passando automaticamente às eliminatórias seguintes. 

Para os restantes judocas portugueses a sorte também não foi muito madrasta: Pedro Caravana e Michel Almeida irão defrontar, respectivamente, Ludwig Ortiz Flores e Eduardo Mangles, ambos venezuelanos pouco cotados. 

Nuno Delgado irá combater com Thierry Vatrican, do Mónaco, que no seu palmarés conta com um segundo lugar nos Jogos dos Pequenos Estados da Europa, organizados pelo Liechtenstein em 1999.

Mais Lidas

Patrocinados