Atletas em Wollongong, com atenção à dieta

13 set 2000, 22:32

Estágio longe da aldeia olímpica Os atletas, em quem estão depositadas as principais esperanças portuguesas para os Jogos Olímpicos de Sydney, estão em Wollongong, num estágio que foi preparado ao pormenor. A dieta está toda escrita, mas não é muito rigorosa.

A equipa portuguesa de atletismo começou a chegar a Sydney no dia 8 Setembro. Os atletas estão a estagiar na Universidade de Wollongong, uma pequena cidade situada a 85 Km a sul do Parque Olímpico.  

Em língua aborígene, Wollongong quer dizer «entre a terra e o mar» e de facto, é entre a falésia e as águas do oceano Pacífico que se encontra a cidade. Os atletas nacionais sentem-se em casa, pois Wollongong é um dos centros de maior concentração da comunidade portuguesa em Nova Gales do Sul, onde residem cerca de sete mil portugueses.  

O alojamento na Universidade é de qualidade média com quartos individuais, salas de estar e de massagem, pista sintéctica, piscina, ginásio, sauna, jacuzzi, acesso à Internet e um bom refeitório com ementa específica indicada pela Federação Portuguesa de Atletismo.  

Na preparação do estágio foram previstos todos os promenores, incluindo a dieta dos atletas olímpicos, que não será muito rigorosa. Os desportistas terão apenas que seguir uma alimentação completa e equilibrada. A primeira refeição está marcada para as 7 h. Leite magro e queijo magro são as únicas exigências especiais, acompanhados por cereais, pão, fiambre, fruta, tomate fresco e carnes frias. 

Às 12h30 será o almoço constítuido por sopa de legumes ou canja, massas, carne grelhada, assada ou estufada e peixe assado ou grelhado. A sobremesa não é dispensada e os atletas têm à disposição pudim, gelados e leite creme. 

O lanche começa às 16h30 e o jantar às 19H30 com ementa semelhante ao almoço. O café e as colas não estão proibidos. Para a ceia a FPA aconselha os atletas a beber 1,5 l de àgua mineral sem gás e sumo de maçã diluído. 

Neste período pré-competitivo os atletas querem resguardar-se o maís possível, destinando boa parte do seu tempo ao treino, auto-concentração e repouso. O "transfer" para a Aldeia Olímpica efectuar-se-á de acordo com as datas das provas de cada competição.

Patrocinados