Mundial 2022: UEFA apoia FIFA e «não vê problemas» em mudar calendário

24 fev 2015, 12:14
Michel Platini (foto FPF)

Comunicado do organismo sobre recomendação para que a prova se jogue em novembro e dezembro

A UEFA formalizou nesta terça-feira o apoio à recomendação da task force da FIFA de realizar o Mundial 2022 entre novembro e dezembro. Apesar de muitas vozes discordantes na Europa
, o organismo garante que «não vê problemas» em reorganizar todo o calendário da época 2022/23.


«Para benefício dos jogadores e adeptos, o evento deve jogar-se no inverno», diz o comunicado da UEFA. «A UEFA não vê problemas substanciais em reagendar as suas competições para a época 2022/23», prossegue a declaração, concluindo com a ideia, expressa igualmente nas conclusões do grupo de trabalho, de que «a competição deve ser encurtadas e o período de dispensa dos jogadores reduzido».


O grupo de trabalho defende que as datas de novembro/dezembro são as únicas viáveis. Em comunicado a FIFA argumenta assim, para descartar outras datas: «Dado que as duas cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 pretendem realizar a competição de 4 a 20 de fevereiro de 2022; que o mês do Ramadão começa a 2 de abril em 2022; e que entre maio e setembro prevalecem condições climatéricas consistentemente quentes no Qatar, a única opção efetiva que resta é a janela de novembro/dezembro. Por razões legais, a 22ª edição do Mundial tem de ser jogada no ano civil de 2022.»
 


A data proposta mexe com todos os calendário de competições nacionais e continentais. Como a Taça de África das Nações, que devia realizar-se em janeiro de 2023. Um porta-voz da Confederação Africana já admitiu que o organismo aceita a recomendação da FIFA, o que deverá implicar mudar as datas da CAN. «A CAF apoia a 100 por cento as propostas da task force e ajustará o calendário assim que seja tomada uma decisão definitiva quanto ao calendário do Mundial 2022 no Qatar», disse Junior Binyam, diretor de comunicação da CAF, à BBC.

 

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados