Mo Salah eleito o melhor jogador africano do ano

8 jan 2019, 22:06
5. Mohamed Salah (Liverpool, Egito) - 184,3 milhões

Pódio igual á época passada

O egípcio Mohamed Salah foi eleito o melhor jogador africano do ano, pela segunda vez seguida.

O avançado do Liverpool bateu o senegalês Sadio Mané, colega de equipa nos reds, e o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, do Arsenal.

«Não acredito que passou um ano desde a última vez que estive neste palco. Este prémio é muito importante para mim. Adoro-o porque o via em pequeno e sonhava em ganhá-lo um dia: agora é a segunda vez», afirmou Salah, citado pela Lusa, na cerimónia da Confederação Africana de Futebol, que decorreu em Dakar, Senegal.

Salah é quarto jogador a erguer o troféu em dois anos consecutivos, depois dos senegalês El Hadji Diouf (2001 e 2002), do costa-marfinense Yaya Touré (2011 e 2012) e do camaronês Samuel Eto'o (2003 e 2004).

O pódio é exatamente igual ao de 2017, sendo que a única diferença na altura é que Aubameyang atuava nos alemães do Borussia Dortmund. O ponta de lança dos ‘gunners’ venceu o prémio em 2015 e foi segundo em 2016.

A sul-africana Chrestinah Kgatlana, melhor marcadora da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2018, foi eleita jogadora do ano, enquanto a compatriota Desiree Ellis foi designada melhor treinadora, depois de ter conduzido a África do Sul à final da CAN, perdida para a Nigéria no desempate por penáltis.

A Nigéria foi votada como melhor equipa feminina e a Mauritânia eleita a melhor seleção masculina.

O francês Hervé Renard, que dirige Marrocos, foi votado como técnico do ano pela de uma equipa masculina, e Achraf Hakimi, marroquino nascido em Espanha, foi distinguido como melhor jogador jovem.

Patrocinados