Real vence em Las Palmas (1-0) e está mais perto do título

8 abr 2001, 20:17

Apesar de muitas baixas e da desinspiração de Figo Desta vez, não foi Luis Figo a resolver os problemas dos merengues, que conseguiram a vitória num golo de Guti. O mais importante é que Valência e Barcelona já estão bem longe, a 10 e 12 pontos, respectivamente.

O Real Madrid está a aprender a sofrer. Já não é aquela grande equipa que arrasava os rivais, mas hoje (domingo) conseguiu uma importantíssima vitória (1-0) no estádio de Las Palmas. Este resultado põe os merengues um pouco mais perto do título. Os madrilenos resistiram as ausências de jogadores como Raúl, Hierro ou Makelele, e um golo de Guti conseguiu compensar uma tarde em que Figo esteve demasiado nervoso.  
 
A partida teve muito pouca qualidade. Os locais tinham o domínio da partida, mas não souberam inquietar um Real Madrid que não estava apressado para chegar à baliza local. Os madrilenos não deram a imagem de um líder, mas também não precisaram disso.   
 
Na segunda metade, o Las Palmas começou com duas jogadas de muito perigo perante um Real que não mudou de atitude até conseguir o único golo da partida. Figo, numa das poucas coisas boas que fez durante a partida, fez um passe na esquerda para Guti, que aproveitou a recarga após uma primeira defesa do guarda-redes para marcar sem problema nenhum.  
 
O golo deu bastante tranquilidade ao Real, que teve os seus melhores minutos da partida e ainda podia ter ampliado a vantagem em alguns contra-ataques. O sofrimento do líder só voltou nos últimos minutos, quando Casillas evitou o empate numa partida em que o Real demostrou que sabe viver sem Raúl e com um Figo pouco inspirado, que voltou a ver mais um cartão amarelo. O importante, além da vitória, é que o Valência segue a dez pontos e o Barcelona já está a doze.  
 
Além de Figo, a jornada foi positiva para muitos dos portugueses que jogam no campeonato espanhol. Simão voltou no Barcelona após estar lesionado durante mais de dois meses. No Málaga, que venceu no estádio do Espanhol (2-1), Agostinho foi titular e foi substituido no minuto 81 por Canabal. Edgar esteve no banco e não entrou ao relvado. Finalmente, em Pamplona, Nuno foi titular no empate (1-1) entre Osasuna e Racing de Santander, que deixa as duas equipas nas posições de despromoção.  
 
O Maiorca esteve muito perto de ultrapassar o Barcelona, deixando os catalães fora das posições de acesso à Liga dos Campeões. Só o golo do empate conseguido por Kluivert os afastou da quarta posição. A equipa das Ilhas Baleares venceu (0-2) no estádio do Numância, numa vitória que não justificou. O primeiro golo chegou num dos primeiros contra-ataques visitantes da partida, já na segunda metade, que Ibagaza aproveitou para marcar com um bom remate. Carreras fez o segundo nos últimos minutos da partida.  
 
A derrota do Numância permitiu à Real Sociedad sair, pela primeira vez nas últimas 25 jornadas, da zona de despromoção. Os bascos venceram (3-0) o Oviedo, com dois golos de Jankauskas e um de Tayfun. Além do alívio da equipa de San Sebastián, o resultado põe perto do perigo o Oviedo, só a quatro pontos da descida.  
 
Outra das equipas que vai ter mais problemas dos esperados para se manter no escalão principal é o Valladolid, que hoje perdeu no estádio do Alavés (4-2). A equipa de Vitória não acussou o cansaço da partida da Taça da UEFA, frente ao Kaiserslautern, na passada quinta-feira e continua a subir posições na tabela.  
 
LIGA ESPANHOLA ¿ JORNADA 29  
 
Sábado, 8 de Abril 
Rayo Vallecano ¿ Valência, 1-4  
 
Domingo, 9 de Abril 
Las Palmas ¿ Real Madrid, 0-1 
(Guti, 58m) 
Villarreal - Barcelona, 4-4 
(Víctor, 11m e 20m; Calleja, 17m; Jorge López, 65m) (Kluivert, 37m, 53m e 90m; Rivaldo, 60m) 
Numância ¿ Maiorca, 0-2 
(Ibagaza, 66m; Carreras, 90m) 
Espanhol ¿ Málaga, 1-2 
(Rotchen, 45m) (Rufete, 58m gp.; Darío Silva, 75m) 
Real Sociedad ¿ Oviedo, 3-0 
(Jankauskas, 56m e 84m; Tayfun, 60m) 
Alavés ¿ Valladolid, 4-2 
(Eggen, 2m; Iván Alonso, 16m; Vucko, 75m e 90m) (Eusebio, 55m; Alberto, 90m) 
Osasuna ¿ Racing Santander, 1-1 
(Gancedo, 18m) (Mazzoni, 30m) 
Celta Vigo ¿ Athletic Bilbau, 2-1 
(Catanha, 45m; Vágner, 65m) (Yeste, 87m) 
Saragoça ¿ Corunha (mais tarde)

Patrocinados