França: Lens e Lyon decidem o título na última jornada

27 abr 2002, 21:29

Bordéus de Pauleta não decidiu o campeonato Ao vencer em Bordéus (1-0), o Lyon mantém-se na corrida ao título: tem menos um ponto e recebe o líder no último dia.

Ao vencer por 1-0 no terreno do Bordéus, o Lyon atirou para a última jornada a decisão do título francês, furando os planos ao Lens que, goleando o Guingamp (4-1), esperava por uma ajudinha de Pauleta. Agora, mesmo com um ponto de atraso, o Lyon tem a vantagem de receber o seu adversário directo na última jornada, bastando-lhe a vitória para roubar o título ao Lens.

Se o Bordéus, jogando em casa, derrotasse o Lyon, o título estava entregue. Mas um grande golo do brasileiro Sonny Anderson, a meio da segunda parte, deu uma preciosa vantagem aos visitantes, que souberam geri-la até final, apesar da pressão intensa de Pauleta e companhia.

Tudo poderia ter sido bem diferente se Pauleta não tivesse enviado com estrondo uma bola à trave, logo aos 8 minutos, num remate espectacular, de primeira. A pressão do Bordéus voltou a ser confirmada aos 16 minutos, quando o avançado açoriano viu um golo seu ser anulado por um fora-de-jogo duvidoso.

O golo do Bordéus parecia iminente, mas aos 40 minutos um desentendimento entre Dugarry e Foe provocou uma expulsão para cada lado, e o Lyon adaptou-se melhor ao facto de jogar com dez, passando a equilibrar as operações.

Depois, o golo de Anderson, aos 68 minutos, acabou com a ambição dos visitados, que para além de Pauleta tiveram Bruno Basto a titular, com actuação de bom nível.

Mais a Norte, o Lens teve um vitória sem complicações diante de um Guingamp que luta para não descer. A goleada começou a ser construída logo aos 18 minutos, com um golo de Diouf (melhor jogador africano do ano). Com 4-0 aos 55 minutos, os líderes da classificação afrouxaram, e permitiram que o Guingamp reduzisse a diferença (68 m) e falhasse mesmo um penalty em período de descontos.

Para além das contas do título, a jornada deste sábado relançou as esperanças do PSG conquistar um lugar na Liga dos Campeões: a equipa de Agostinho (não saiu do banco) e Hugo Leal (lesionado) venceu o Metz (2-0) e tem agora um ponto de atraso sobre o terceiro classificado, o Auxerre (que empatou no Mónaco), e pode ainda chegar ao terceiro posto na última jornada.

No que diz respeito a portugueses, refira-se que Dimas jogou a segunda parte no Lorient-Marselha, que terminou com um empate a dois golos.

Clique aqui para ver a classificação

33ª jornada

Bordéus-Lyon, 0-1

(Anderson, 68)

Lens-Guingamp, 4-1

(Diouf, 18 e 47; Coulibaly, 40; Moreira, 55) (Drogba, 64)

Mónaco-Auxerre, 1-1

(Nonda, 18) (Cissé, 65)

Lorient-Marselha, 2-2

(Darcheville, 73; Esceth N'Zy, 90) (Fernandão, 37; Sakho, 86)

Montpellier-Nantes, 3-0

(Bamogo, 75; Fugier, 79; Mansare, 85)

PSG-Metz, 2-0

(Fiorése, 58; Ronaldinho, 69)

Rennes-Sedan, 1-0

(Monterrubio, 64)

Sochaux-Lille, 0-0

Troyes-Bastia, 3-0

(Goussé, 45; Loko, 50; Meniri, 81)

Mais Lidas

Patrocinados