Espanha: Real tropeça e Valência já cheira o campeonato

27 abr 2002, 22:33

«Merengues» derrotados em San Sebastian (3-0) O Real Madrid pode ter entregue este sábado o título ao Valência, ao perder (3-0) em San Sebastian.

O Real Madrid deve ter dito adeus às suas esperanças de revalidar o título espanhol, frustrando assim as grandes esperanças depositadas no ano do Centenário. Ao sofrer uma pesada derrota (3-0) em San Sebastian, diante da Real Sociedad, e ao ver o Valência conseguir uma vitória sofrida (2-1) diante do Espanhol, os merengues viram a distância para o líder aumentar para quatro pontos, a duas jornadas do fim. Ou seja: o Valência só precisa de ganhar o próximo encontro para festejar o título já no próximo fim-de-semana.

No País Basco, mesmo com Figo e Raúl de volta ao onze (o português jogou os 90 minutos, de forma discreta), o pesadelo do Real começou na segunda parte. Curiosamente, numa altura em que o Valência perdia em casa, deixando aos merengues a possibilidade de regressar à liderança, um penalty convertido por Kovacevic começou a furar os planos dos homens de Del Bosque, que até final carregaram em busca do empate, mas nos últimos minutos foram surpreendidos mais duas vezes, com golos do russo Khokhlov e de De Paula.

No Mestalla, o filme foi rigorosamente ao contrário: o Valência, que há seis anos não ganhava ao Espanhol, começou a perder, com um penalty de Tamudo (30 m). Para cúmulo, Carboni recebeu ordem de expulsão, e os valencianos viram-se obrigados a tentar a reviravolta jogando uma hora em inferioridade numérica. Mas foi isso mesmo que aconteceu no segundo tempo, com dois golos de Baraja a levaram ao rubro o público, já cheirando a conquista de um troféu que lhes escapa desde 1971. Refira-se que Paulo Sousa foi titular no Espanhol, saindo aos 75 minutos, numa altura em que se registava uma igualdade.

Já fora das contas do título, no Camp Nou, o Barcelona goleou o Villarreal (4-1), ganhando assim avanço sobre o Celta na corrida à Liga dos Campeões. Os catalães espreitam agora o terceiro lugar (estão a um ponto do Corunha), mas dependem dos resultados de domingo para saber em que ponto estão. Apesar do desnível no marcador, a vitória não foi tão fácil quanto isso: o Villarreal adiantou-se cedo no marcador e chegou ao intervalo em vantagem. Mas a segunda parte dos comandados de Rexach foi arrasadora e, com quatro golos em 15 minutos ficou assegurado um triunfo importante, a poucos dias da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, em Madrid.

Clique aqui para ver a classificação.

36ª jornada (27/4)

Barcelona-Villarreal, 4-1

(Luis Enrique, 56; Motta, 58; Kluivert, 68; Saviola, 71) (Victor, 16)

Valência-Espanhol, 2-1

(Baraja, 67 e 79) (Tamudo, 30 g.p.)

Real Sociedad-Real Madrid, 3-0

(Kovacevic, 59 g.p.; Khokhlov, 84; De Paula, 89)

(28/4)

Rayo Vallecano-Athletic Bilbao

D. Corunha-Málaga

Maiorca-Bétis

Osasuna-Las Palmas

Saragoça-Celta

Sevilha-Alavés

Tenerife-Valladolid

Mais Lidas

Patrocinados