EFL apresentou um conjunto de propostas que vão ser votadas pelos clube do Championship, League One e League Two
A EFL (liga de futebol inglesa) elaborou uma proposta de procedimentos a tomar caso a temporada seja suspensa devido à pandemia da covid-19, como aconteceu já com a League Two.
A entidade, que regula o Championship, League One e League Two (segundo, terceiro e quarto escalões do futebol em Inglaterra) diz que, para que haja a decisão de suspensão de qualquer uma das competições é necessário acordo de, pelo menos, 51% dos clubes.
Se a época não puder ser concluída, haverá na mesma subidas e descidas, «essenciais para a integridade das competições», propõe a EFL, ao contrário do que tinha sido decidido na semana passada pela League Two, que tinha acordado que não haveria relegação.
A EFL ressalva apenas que a descida da League Two deverá acontecer desde que haja certeza que a National League (quinto escalão), começará a temporada 2020/21, já que os clubes que descem têm de ter onde jogar.
A EFL diz também que os play-offs devem realizar-se na mesma, embora apenas com quatro equipas e, caso não seja possível disputar os play-offs, a EFL decidirá o cenário.
Estas medidas vão agora ser analisadas pelos clubes e submetidos a votação.
Recorde-se que a Federação Inglesa de Futebol (FA) deu por terminada a época 2019/20 nos escalões não profissionais, ou seja, abaixo da League Two. O regresso da Premier League está previsto para junho, de acordo com o governo britânico.