OFICIAL: Advocaat volta à seleção holandesa, com Gullit

9 mai 2017, 13:05
Dick Advocaat começou a trabalhar no AZ Alkmaar

Federação escolheu solução mais imediata para tentar chegar ao Mundial

Dick Advocaat foi confirmado nesta terça-feira como selecionador holandês. O técnico vai abandonar o comando técnico do Fenerbahçe no final da temporada, para abraçar a terceira experiência à frente da «laranja mecânica».

O treinador de 69 anos rubricou um contrato válido até ao Campeonato do Mundo de 2018 e vai ter como adjunto o ex-futebolista Ruud Gullit. Desta forma substitui Danny Blind, que tinha saído em março.

Segundo o diretor técnico da Federação Holandesa (KNVB), estavam duas opções em cima da mesa. «Ou optávamos pelo longo prazo ou fazíamos tudo o que é possível para tentar chegar ao Mundial de 2018», explicou Hans van Breukelen em conferência de imprensa, justificando depois a escolha pelo «segundo cenário».

«Tinha de ser um treinador com experiência e com autoridade», apontou o diretor técnico sobre Advocaat, que já liderou a Holanda entre 1992 e 1994, e depois entre 2002 e 2004. Nestes períodos, alcançou os quartos-de-final do Mundial de 1994 e caiu aos pés de Portugal nas meias-finais do Europeu de 2004.

Aliás, o treinador leva mais de 30 anos nos bancos, tendo orientado clubes como o PSG, Rangers, Borussia Monchengladbach ou Sunderland, além das seleções belga, sul-coreana e russa.

A seleção holandesa atravessa uma fase complicada desde o terceiro posto alcançado no último Campeonato do Mundo. Experimentou dois treinadores (Guus Hiddink e Danny Blind), sem conseguir alcançar a fase final do Euro 2016.

Agora está em maus lençóis na qualificação para o Mundial da Rússia. A «laranja mecânica» no seu grupo de apuramento, tendo obtido sete pontos em quinze possíveis. Dick Advocaat tem estreia marcada a 9 de junho, na receção ao Luxemburgo

Patrocinados