Taça UEFA - F.C. Porto em boa companhia

7 dez 2000, 23:28

Contingente «made in Portugal» bem representado O F.C. Porto vai ter adversários de peso nos oitavos de final: Barcelona, Inter, Roma, Liverpool, Parma são alguns dos «clientes». Das sete equipas alemãs, apenas duas seguem em prova. A Espanha, com quatro formações, é o país mais bem representado nos oitavos-de-final. Quanto aos «emigrantes» portugueses, esta ronda foi proveitosa: Simão, Hélder, Dominguez, Ednilson, Pauleta, Bruno Basto, Mário Silva, Roberto Pinto e Sérgio Conceição já «moram» na quarta eliminatória.

A Espanha vai ser o país mais fortemente representado nos oitavos de final da Taça UEFA, cujo sorteio se realiza na próxima quarta-feira, em Genève (Suíça). Quatro equipas do país vizinho (Barcelona, Celta, Rayo Vallecano e Alavés) lograram o apuramento na terceira eliminatória, em contraste com a verdadeira hecatombe que atingiu as equipas alemãs: dos sete representantes em prova, nesta fase, apenas dois (Kaiserslautern e Estugarda) seguiram em frente. 

Quem recuperou terreno foi a armada italiana, que coloca três representantes de respeito (Parma, Roma e Inter) na quarta eliminatória. Os nerazzurri, a viver profunda crise desportiva, sofreram até ao último minuto, mas acabaram por deixar o Hertha de Berlim pelo caminho, graças a um golo salvador de Hakan Sukur, no último minuto. 

O outro país a ter mais do que um representante é a França, que viu Bordéus e Nantes garantirem o apuramento no terreno dos seus adversários. 

Inglaterra (Liverpool), Holanda (PSV), Grécia (AEK) e Rep. Checa (Slávia Praga) são os outros países que vão estar representados no sorteio, juntando-se a estes, como o previsto, o F.C. Porto. 

Uma nota curiosa: das oito equipas que entraram nesta eliminatória provenientes da Liga dos Campeões, apenas uma (o Barcelona) seguiu em frente. Fica assim inviabilizada a reedição da uma final à semelhança da ocorrida na época passada, quando Galatasaray e Arsenal transitaram de prova, acabando por chegar ao jogo decisivo, com a vitória a sorrir aos turcos. 

Nove jogadores portugueses entre os apurados 

Para o contingente MadeinPortugal, a jornada correu de feição. Depois de Sérgio Conceição (Parma) e Roberto Pinto (Estugarda) terem garantido a qualificação na terça-feira, esta quinta-feira viu mais sete emigrantes portugueses seguirem em frente na Taça UEFA. 

Simão foi titular no empate cedido pelo Barcelona no Camp Nou (1-1) diante do Brugge, tendo sido substituído aos 78 minutos, por Alfonso, numa altura em que o 2-0 conseguido pelos catalães na Bélgica já não estava em risco. 

Hélder também foi titular na vitória do Rayo Vallecano sobre o Lokomotiv de Moscovo (2-0), mas foi substituído ao intervalo. A equipa de Madrid está a cumprir um trajecto assinalável na sua época de estreia nas competições europeias e para já tem lugar reservado entre os 16 mais poderosos. 

Mário Silva não saiu do banco, na vitória conseguida pelo Nantes em Lausanne (3-1). A equipa francesa ampliou assim a vantagem mínima trazida do jogo da primeira mão e juntou-se ao Bordéus de Bruno Basto e Pauleta. 

Ednilson (Roma), não foi convocado, mais uma vez, mas terá mais uma oportunidade na próxima ronda, uma vez que a sua equipa «passeou» em Hamburgo, triturando a equipa local com três golos sem resposta, o primeiro dos quais da autoria do veterano Aldair. 

Dominguez (Kaiserslautern) é o nono elemento da lista, ele que ainda não estava inscrito para esta ronda mas poderá dar o seu contributo à equipa de Andreas Brehme a partir da próxima eliminatória. 
 
 
 

Alavés e Slavia conseguem reviravoltas marcantes 

A equipa espanhola do Alavés protagonizou uma das grandes surpresas da ronda europeia desta quinta-feira, impondo-se por 3-1 no campo do Rosenborg. O campeão noruguês, repescado da Liga dos Campeões, era claro favorito à passagem na eliminatória, em especial depois de ter empatado (1-1) o jogo em vitória. Mas o Alavés protagonizou um festival de contra-ataque e, estimulado pelo autogolo de Johnsen, aos 20 minutos, resolveu a eliminatória em 60 minutos. O golo de Skamelsrud, a dois minutos do fim, foi mera consolação para os desolados adeptos norueugueses. 

Outra reviravolta inesperada foi conseguida pelo Slavia de Praga, ante os croatas do Osijek. À entrada para o último minuto, a vantagem dos checos (3-1), era insuficiente para lhes garantir a passagem, mas dois golos em menos de 60 segundos transformaram o resultado na goleada que permite aos checos continuar em prova. 

Bordéus apurado sem sobressaltos 

O Bordéus de Pauleta e Bruno Basto tornou-se a quinta equipa apurada para os oitavos-de-final da Taça UEFA, ao empatar sem golos na Alemanha, no campo do Werder Bremen. Os franceses tinham vencido por 4-1 na primeira mão e limitaram-se a gerir um avanço confortável até final do jogo. Pauleta foi titular, sendo substituído aos 78 minutos por Wilmots, enquanto Bruno Basto jogou os últimos dois minutos, entrando para o lugar de Battles. 

Rangers e Leverkusen saem de cena 

A eliminação do Bayer Leverkusen ante o AEK de Atenas foi a primeira surpresa dos jogos desta quinta-feira. Os alemães, provenientes da Liga dos Campeões, não foram capazes de inverter o mau resultado trazido da primeira mão (4-4) e foram derrotados sem apelo, com golos de Navas e Tsartas, um em cada parte.  

Em contrapartida, o Kaiserslautern, clube do português Dominguez - que só pode actuar a partir da próxima eliminatória - garantiu o apuramento esmagando o Glasgow Rangers, outra equipa proveniente da Liga dos Campeões, por 3-0. Os alemães, derrotados na primeira mão pela margem mínima, equilibraram a eliminatória logo aos 8 minutos. Dois tentos na segunda parte, o último dois quais apontados pelo internacional checo Lokvenc (ex-Sparta), ditaram a eliminação dos comandados de Dick Advocaat. 

Terça-feira (5 de Dezembro)  

TSV Munique-Parma, 0-2* (2-2 na primeira mão)** 
(Amoroso, 73m gp; Sérgio Conceição, 86m)  
 
Estugarda-Feyenord, 2-1 (2-2) 
(Silvio Meissner, 29m; Balakov, 90m gp) (Patrick Paauwe, 71m)  
 
Jogos de quinta-feira:  
 
AEK Atenas-Bayer Leverkusen, 2-0 (4-4) 

(Navas, 16m; Tsartas, 49m)

 
Kaiserslautern-Glasgow Rangers, 3-0 (0-1)  
(Klose, 8m; Buck, 65m; Lokvenc, 79m)

 
Werder Bremen-Bordéus, 0-0 (1-4)  
 
Rosenborg-Alavés, 1-3 (1-1)  
(Skammelsrud, 88m, g.p) (B. Johnsen, 20m, p.b.; Vucko, 37m; Javi Moreno, 61m)

 
Slavia Praga-Osijek, 5-1 (0-2)  
(Dosek, 15 e 53m; Zelenka, 28 e 90m;; Kuchar, 90m) (Turkovic, 45m)

 
Hamburgo-Roma, 0-3 (0-1)  
(Aldair, 29m; Delvecchio, 58m; Samuel, 60m) 

Liverpool-Olympiakos, (2-2)  
(Heskey, 28m; Barmby, 60m) 

Lausanne-Nantes, 1-3 (3-4)  
(Lombardo, 51m) (Ziani, 25m; Moldovan, 60m; Carriere, 90m)

 
Celta Vigo- Shakhtar Donetsk, 1-0 (0-0) 

(Catanha, 28m) 
 
Barcelona-Club Brugge, 1-1 (2-0)  
(Rivaldo, 16m, g.p.) (Verheyen, 26m)

 
Inter Milão-Hertha Berlim, 2-1 (0-0)  
(Recoba, 6m; Hakan Sukur, 89m) (Tretschok, 54m)

 
Rayo Vallecano-Lokomotiv Moscovo, 2-0 (0-0)  
(Bolic, 65m; Alcazar, 68m)

 
PAOK Salónica-PSV Eindhoven, 0-1 (0-3)  
(Bruggink, 44m) 

F. C. Porto-Espanhol, 0-0 (2-0)

 
* homologação do resultado sujeita a protesto

 
** entre parêntesis os resultados da primeira mão. 

A negro as equipas apuradas para a 4ª eliminatória.

Patrocinados