Quatro candidaturas para a CAN 2004

30 ago 2000, 10:30

País organizador da Taça das Nações Africanas anunciado segunda-feira

Na próxima segunda-feira a Confederação Africana de Futebol (CAF) vai escolher o local onde se irá realizar a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) em 2004. O comité executivo da CAF terá que decidir entre as propostas individuais da Tunísia, Zâmbia e Zimbabwe e uma candidatura conjunta do Togo e Benin. 

A decisão será anunciada no Cairo, onde cada um dos quatro candidatos apresentará os seus argumentos durante 40 minutos. O executivo da CAF fará um estudo das propostas e dirá qual o país, ou países, escolhidos nessa mesma noite. 

A Tunisia já recebeu a Taça das Nações Africanas por duas vezes, 1965 e 1994. O Zimbawe foi eleito para receber a CAN deste ano, mas foi afastado por falta de preparação. A Zâmbia também já teve prestes a organizar a CAN, em 1988, mas teve que desistir por razões financeiras, tal como o Zaire em 1994 e o Kenya em 1996. 

Para evitar que os países escolhidos tenham que depois ser afastados por falta de condições, o presidente da CAF, Issa Hayatou, optou por mandar fazer inspecções aos candidatos antes de anunciar a decisão final. Assim, o Congo-Brazzaville e a República do Congo, que queriam apresentar uma proposta conjunta, foram desde logo retirados do concurso. 

A última edição da prova realizou-se no início deste ano, no Gana e Nigéria, enquanto a CAN 2002 terá lugar no Mali.

Patrocinados