«Perfume» português no topo da classificação em França

27 nov 2000, 23:46

No fim da primeira volta do Campeonato Quando Pauleta chegou ao Bordéus, a equipa estava no 16º lugar da classificação. Doze jornadas depois, os girondinos lideram e o açoriano já é o terceiro melhor marcador do campeonato. Só mesmo o Nantes, de Mário Silva, pode tirar o título oficioso de campeão de Outono à equipa de Elie Baup. Quanto ao Mónaco, campeão em título, não vê maneira de sair da crise, apesar dos esforços de Costinha.

O Bordéus, dos portugueses Pauleta e Bruno Basto, é para já o vencedor da primeira volta do campeonato francês. O Nantes, onde joga o ex-axadrezado Mário Silva, pode ainda igualar os girondinos e mesmo ultrapassá-los caso vença por 3-0 quando se deslocar ao terreno do Bastia a 13 de Dezembro, num encontro em atraso da primeira ronda. 

Os girondinos não começaram o campeonato da melhor forma, mas têm feito, desde 9 de Setembro, data da sua última derrota para o campeonato, uma escalada na classificação. Os actuais líderes repetem a façanha de há duas épocas quando se sagraram campeões: tal como agora, também lideravam no final da primeira ronda. 

Pauleta tem sido fundamental na estratégia da equipa comandada por Elie Baup. O avançado já é o melhor marcador da equipa e o terceiro melhor do campeonato, com 9 golos, apesar de só na sexta jornada ter feito o seu primeiro jogo pela equipa, assinalado com um hat-trick no terreno do Nantes. Nas doze jornadas seguintes, o avançado açoriano foi titular em onze ocasiões, só falhando o embate com o Sedan, no último fim-de-semana, por estar lesionado. Refira-se que quando Pauleta chegou à equipa, esta ocupava o 16º lugar na tabela... 

Bruno Basto, o outro português da equipa, tem tido menos sucesso no seu percurso. Ainda assim, conta com 10 presenças no Campeonato, 4 delas como titular, e ainda 5 jogos na Taça UEFA, outro ponto alto da carreira dos girondinos nesta temporada: a equipa vai bem lançada rumo aos oitavos-de-final, depois da vitória por 4-1 frente ao Werder Bremen, na última quinta-feira. 

Elie Baup, treinador do Bordéus, mostrou, em entrevista ao site Football365, que está satisfeito com a primeira volta, não se esquecendo de elogiar os seus atletas: «Partimos para a segunda metade do campeonato com 30 pontos. Se realizarmos uma campanha tão positiva como até agora teremos conseguido o nosso objectivo. Os jogadores dão tudo o que têm, o seu melhor e terminam os jogos esgotados. Estamos fatigados, mas apoiamo-nos na nossa força mental.» 

Sedan e Guingamp - «intrusos» nos lugares cimeiros 

O Sedan, segundo classificado, tem sido uma das sensações de uma prova muito equilibrada. Ainda não perdeu em casa e, provavelmente, no início da época, ninguém esperaria que terminasse a primeira volta na vice-liderança, tornando-se por direito próprio um dos candidatos ao título. 

No frente a frente com o Bordéus, na última jornada, o Sedan não conseguiu mais do que um empate a zero, um resultado que acabou por não fazer justiça ao domínio exercido durante a partida. 

O Guingamp tem sido também uma das boas surpresas, ao terminar a primeira volta em terceiro lugar. Uma posição de luxo para uma equipa cujos jogadores continuam a afirmar ter apenas como objectivo a manutenção.  

Nantes ainda pode ser campeão de Outono 

O Nantes ocupa o quarto posto e pode ainda ser o campeão de Outono, caso vença por 3-0 o encontro que tem em atraso. De qualquer forma, o vencedor da primeira volta terá presença portuguesa: Bruno Basto e Pauleta, no Bordéus, ou Mário Silva, nos canarinhos

No confronto directo com os girondinos a equipa do ex-jogador do Boavista - que participou em dez jornadas e foi titular em sete - foi goleada por 5-0, no seu próprio campo. No entanto, logo na segunda jornada o Nantes conseguiu um resultado expressivo (5-2) no terreno do campeão, o Mónaco. Um desfecho que parecia anunciar a crise por que o clube do principado iria passar durante o campeonato. 

Na Taça UEFA o Nantes está a realizar uma boa campanha, estando agora na terceira eliminatória. Contudo, os franceses venceram na primeira mão o Lausanne por 4-3 e deslocam-se agora à Suíça com cautelas acrescidas já que uma das prioridades será não sofrer golos.  

As grandes desilusões do campeonato têm sido o Mónaco, Marselha e Estrasburgo. Os campeões em título terminaram a primeira volta em 11º lugar. A equipa onde actua o português Costinha soma sete derrotas. Esteve sem vencer durante quatro jornadas e à 16ª parecia ter quebrado o ciclo com uma vitória por 2-0 sobre o Paris Saint-Germain. No entanto, no jogo do último fim-de-semana voltou a perder por 3-4 com o Lens. 

Costinha participou em 10 partidas dos campeões franceses e só no jogo frente ao Paris Saint-Germain não jogou de início. O médio português poderia ter sido mais vezes titular não fosse o facto de ter estado dois meses parado a recuperar de uma lesão no joelho. 

Por fim, nos lugares que dão direito à despromoção, realce para a situação do histórico Marselha, mergulhado em crise profunda, que a contratação de Javier Clemente vai procurar resolver, e para o Estrasburgo, onde o português Nuno Mendes ainda não foi utilizado. A equipa da Alsácia navega penosamente nos últimos lugares, e nem a recente contratação de Chilavert parece capaz de inverter a tendência negativa. 

Ler também: 

Patrocinados