«La Bombonera» vai tremer

14 jun 2000, 11:50

Boca Juniors e Palmeiras decidem Libertadores Brasileiros iniciam hoje à noite a defesa do troféu conquistado há um ano no mítico estádio de Buenos Aires onde são aguardados 58 mil adeptos argentinos.

Boca Juniors e Palmeiras jogam esta noite a primeira mão da final da Taça Libertadores, em Buenos Aires, no Estádio La Bombonera, onde são aguardados cerca de 58 mil adeptos. Os brasileiros vão procurar um resultado que lhes permita encarar o segundo jogo, em São Paulo, com tranquilidade e defender o título conquistado há um ano, enquanto os argentinos não querem desperdiçar uma oportunidade que não usufruiem desde 1979. 

O Palmeiras, embora já não tenha a mesma equipa que o ano passado conquistou o troféu - Paulo Nunes, Oseas, Junior Baiano e Zinho já sairam e o paraguaio Arce está lesionado - mantém um grande potencial. Desde o início do ano, o «Verdão» perdeu apenas nove dos 42 jogos que disputou. No entanto, no historial da Taça Libertadores, os relvados da Argentina não deixaram boas recordações aos paulistas. Em cinco jogos só venceram um no longínquo ano de 1961 (Independente). 

O Boca Juniors, por seu lado, é quase imbatível perante os seus adeptos no mítico Estádio La Bombonera. O estádio cheio é um verdadeiro terror para os adversários do Boca - «La Bombonera não treme, pulsa». No entanto, os argentinos não esquecem quando, em 1994, cairam no Parque Antártica por 1-6. Nesse ano, o Palmeiras tinha jogadores como Roberto Carlos, António Carlos, Zinho, Evair, César Sampaio, entre outros. Nesse mesmo ano, em La Bombonera, o Boca venceu por 2-1 com golos do sportinguista Acosta e Giuntini. 

A rivalidade entre os clubes dos dois países atinge os seu ponto máximo nesta competição. Dos quarenta troféus da Libertadores, os argentinos venceram 17, mais seis do que os brasileiros. Mas na última década, as equipas das Pampas conquistaram apenas dois troféus ¿ Vélez Sarsfield (1994) e River Plate (1996). 

Equipas prováveis:  

BOCA JUNIORS ¿ Córdoba; Ibarra, Bermúdez, Samuel e Arruabarrana; Travesso, Marchant, Schelotto e Riquelme; Palermo e Delgado.

Treinador: Carlos Bianchi. 

PALMEIRAS ¿ Marcos; Rogério, Argel, Roque Junior e Junior; César Sampaio, Galeano, Pena e Alex; Marcelo Ramos e Euller.

Treinador: Luis Felipe Scolari. 

Patrocinados