«Hat trick» de Cole em noite histórica para o Manchester

14 set 2000, 01:49

Ingleses na frente do Grupo G Andy Cole marcou por três vezes na vitória por 5-1 do Manchester sobre o Anderlecht. O avançado tornou-se no melhor marcador de sempre do clube em provas europeias, numa noite em que foi ultrapassada também a barreira dos 300 golos na UEFA. No outro encontro do grupo, o PSV bateu o Dínamo Kiev por 2-1.

Obtendo três dos cinco golos marcados pelo Manchester United ao Anderlecht na vitória por 5-1, o ponta-de-lança Andy Cole saltou para a liderança dos «artilheiros» da presente edição da Liga dos Campeões e já é o melhor marcador de sempre do clube em competições europeias. 

Com a folgada vitória conquistada quarta-feira à noite em Old Trafford, o Manchester sai na frente do grupo G da primeira fase da liga milionária e confirma as credenciais de candidato à vitória final que sempre se lhe reconhecem. 

Cole não foi o único homem do Manchester a dobrar um marco histórico com a «ultrapassagem» a Dennis Law, anterior recordista do clube na Europa com 14 golos. Irwin, de penalty, fez o 2-0 e marcou também o 300º tento dos encarnados nas competições da UEFA. 

A vitória dos ingleses começou cedo. Em 45 minutos apenas, o Machester conseguiu por três vezes o que o F. C. Porto não logrou em 180 minutos da pré-eliminatória e já vencia por 3-0. 

Com Ryan Giggs a causar estragos no lado direito da defesa do Anderlecht, Cole, Irwin e Sheringham foram os marcadores de serviço até ao intervalo. 

No segundo tempo a supremacia inglesa manteve-se. Cole bisou para colocar o resultado em 4-0 e só depois o Anderlecht reduziu, num merecido golo de Koller. 

Aos 72 minutos o melhor marcador de sempre do Manchester na Europa fechou uma noite brilhante e consumou o «hat trick». 

Ficha do jogo:

Estádio Old Trafford, em Manchester

Árbitro: Terje Hauge (Noruega) 

Manchester United - Barthez; Gary Neville, Johnsen, Silvestre e Irwin; Beckham, Keane, Scholes e Giggs; Sheringham e Cole

Substituições: Giggs por Solskjaer (59m); Irwin por Phil Neville (69m); Cole por Dwight Yorke (74m)

Disciplina: cartão amarelo a Irwin (21m)

Treinador: Alex Ferguson 

Anderlecht ¿ De Wilde; Crasson, Staelens, De Boeck; Dheedene, Van Diemen, Vanderhaeghe, Baseggio e Goor; Koller e Radzinski

Substituições: Van Diemen por Oyen (ao intervalo); Goor por Ilic (59m); Radzinski por Youla (59m)

Disciplina: cartão amarelo a Dheedene (78m)

Treinador: Aimé Anthuenis 

Ao intervalo: 3-0

Marcadores: 1-0, Cole (15m); 2-0, Irwin (32m, g.p.); 3-0, Sheringham (42m); 4-0, Cole (50m); 4-1, Koller (55m); 5-1, Cole (72m)

Resultado final: 5-1 

Salvação holandesa estava no banco 

O PSV Eindhoven vingou a derrota sofrida há três anos em casa diante do Dínamo Kiev (1-3). 

Com Lucius a saltar do banco para resolver uma partida que até começou mal para os holandeses, os visitados deram a volta a uma desvantagem que os assustava desde os seis minutos e venceram por 2-1. 

Lucius rendeu o brasileiro Cláudio aos 37 minutos e dois minutos depois já empatava para o PSV, através de um cabeceamento. 

Mais tarde, já na segunda parte, este médio cruzou certeiro para Bruggink selar a vitória, também de cabeça. 

A poucos minutos do final Lucius poderia ter colocado a «cereja no bolo» quando surgiu em boa posição de marcar, mas o seu remate acabou por morrer nas mãos do guardião ucraniano. 

Valery Lobanovsky, treinador do Dínamo Kiev, não se deslocou a Eindhoven devido a problemas cardíacos que o têm afectado. 

Ficha do jogo:

Philips Stadion, em Eindhoven

Árbitro: Graciano Cerazi (Itália) 

PSV - Waterreus; Van der Weeerden, Nikiforov, Hofland e Heintze; Cláudio, Vogel, Van Bommel e Bouma; Kezman e Bruggink

Substituições: Cláudio por Lucius (37m); Hofland por Ooijer (82m); Bruggink por De Jong (85m)

Disciplina: cartão amarelo a Kezman (69m)

Treinador: Eric Gerets 

Dínamo Kiev - Shovkovsky; Khatskevich, Holovko, Vaschuk e Dmitrulin; Kaladze, Nesmachny, Bialkevich e Husin; Shatskikh e Demetradze

Substituições: Shatskikh por Serebrenikkov (74m); Khatskevich por Kuzmitchev (74m); Husin por Moroz (82m)

Disciplina: cartão amarelo a Demetradze (90m)

Treinador: Valery Lobanovsky 

Ao intervalo: 1-1

Marcadores: 0-1, Shatskikh (6m); 1-1, Lucius (39m); 2-1, Bruggink (53m)

Resultado final: 2-1

Patrocinados