G-14 passa a contar com mais quatro clubes

30 ago 2002, 20:26

Valência, Leverkusen, Arsenal e Lyon Valência (Espanha), Arsenal (Inglaterra), B. Leverkusen (Alemanha) e Lyon (França) são os novos elementos do G-14.

O G-14, grupo criado paralelamente à UEFA por alguns dos principais clubes europeus, aprovou esta sexta-feira a sua ampliação com a entrada de mais quatro elementos: Valência (Espanha), Arsenal (Ingçaterra), B. Leverkusen (Alemanha) e Lyon (França).

Apesar do grupo passar a contar com dezoito elementos, vao continuar a chamar-se G-14 porque «assim já é sobejamente conhecido no mundo do futebol» e porque «não se vai modificar de cada vez que houver uma entrada nova, explicou Michael van Praag, vice-presidente do Ajax.

O grupo passa, assim, a ser composto por uma equipa portuguesa (F.C. Porto), três espanholas (Real Madrid, Barcelona e Valência), três inglesas (Manchester United, Liverpool e Arsenal), três italianas (Milan, Inter e Juventus), três alemãs (Bayern, Dortmund e Leverkusen), três francesas (PSG, Marselha e Lyon) e duas holandesas (PSV Eindhoven e Ajax).

Van Praag explicou que a decisão de ampliar o grupo já estava decidida, mas que esta vai continuar a ser feita de forma pausada. «Se quer crescer, tem de ser passo a passo», referiu do dirigente holandês acrescentando que, em todo o caso, o grupo pode ser ampliado com equipas de países que não estão representados.

A reunião aprovou ainda o novo conselho directivo, que será presidido por Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, para os próximos dois anos e a criação de uma comissão para a revisão da estratégia e estatutos, da qual se encarregará javier Pérez Fargell, do Barcelona.

Mais Lidas

Patrocinados