FIFA abre inquérito sobre Mundial-2006

7 jul 2000, 11:55

Suspeitas de corrupção em causa A votação que deu a vitória à Alemanha na corrida à organização do Mundial-2006 está sob suspeita. A FIFA abriu um inquérito para averiguar acusações de suborno aos membros do comié executivo.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou hoje a abertura de um inquérito interno para investigar as suspeitas em torno da atribuição da organização do Mundial-2006 à Alemanha.  

A decisão foi tomada em Zurique após uma reunião com responsáveis da candidatura alemã. A FIFA desencadeou o inquérito depois de ter recebido um faxe que é uma cópia da carta que foi introduzida debaixo da porta do hotel de vários membros do comité executivo da FIFA no dia da votação. Essa carta prometia presentes em troca do voto na Alemanha. 

Os responsáveis alemães deverão também levar a cabo um inquérito a este processo, que está rodeado de contornos muito estranhos. O delegado neozelandês, cuja abstenção foi decisiva na vitória da Alemanha em detrimento da África do Sul, disse que recebeu telefonemas ameaçadores, além da tal carta.  

O seu Governo, pela voz do ministro do Desporto, manifestou-se já indignado, dizendo que Dempsey tinha instruções, como representante da Oceânia, para votar a favor da Áfrcia do Sul.

Mais Lidas

Patrocinados