Espanha - Nuno em destaque na vitória do Osasuna

6 mai 2001, 19:21

Maiorca desperdiça oportunidade de distanciar o Barcelona A derrota do Maiorca diante do Osasuna ficou marcada por mais uma boa exibição do guarda-redes Nuno. Nos outros jogos efectuados na tarde deste domingo, destaque para as goleadas conseguidas pelo Oviedo e o Alavés.

À espera do Rayo Vallecano-Corunha que pode voltar a dar emoção ao campeonato espanhol, o mais interessante da jornada do domingo da Liga espanhola esteve nas lutas para evitar a descida e pelas posições que dão acesso às competições europeias. O Maiorca, que tinha uma boa oportunidade de aumentar a diferença para o Barcelona, foi travado pelo Osasuna de Nuno, que venceu por 1-0. 

Uma vitória da equipa das Ilhas Baleares podia ter-lhe concedido uma vantagem de seis pontos sobre a equipa catalã, a consolidar a quarta posição, a última que garante o apuramento para a Liga dos Campeões. Mas o Osasuna, que tinha a possibilidade de abandonar a zona de despromoção com a vitória não desaproveitou e, embora falhasse uma grande penalidade, Armentano conseguiu o golo da vitória na segunda metade. O guarda-redes Nuno teve mais uma vez uma boa actuação. 

Antes do jogo do Rayo Vallecano e o Corunha, Nuno estava a ser a única presença portuguesa marcante numa jornada que viu ontem como Figo fez um péssimo jogo em Vigo, e Simão, que jogou bastante bem, não passou do empate na partida contra o Espanhol. Os portugueses do Málaga, Agostinho e Edgar, nem sequer estiveram no banco no empate (0-0) que a sua equipa obteve em Valladolid. 

O mais destacado da jornada foram duas goleadas. A mais surpreendente veio de Oviedo, onde a equipa local, uma das piores da segunda volta do campeonato, e que estava cada vez mais perto da despromoção, venceu por 5-0 o Athletic de Bilbau, num resultado que supõe um grande alívio para a sua difícil situação. 

Mais normal pode ser considerada a vitória do finalista da Taça da UEFA, Alavés, perante o Racing de Santander, uma equipa que com os resultados das últimas jornadas fica um pouco mais perto da Segunda Liga. Os bascos demonstraram que vão jogar contra o Liverpool num bom momento de forma e venceram por 5-1, com dois golos do avançado Javi Moreno, que volta a ser o melhor marcador da Liga. 

O Racing está a perder a maior parte das suas possibilidades na luta pela manutenção. A equipa de Santander está já a quatro pontos da salvação e o pior é que está a dar uma péssima imagem nos últimos jogos. O Numância e a Real Sociedad de John Toschack completam, por agora, a lista das três equipas que, se o campeonato acabasse hoje, desceriam à Segunda Liga. 

Na última partida da jornada, o Villarreal continua a lutar pelo apuramento para a Taça da UEFA e venceu com alguns problemas o Las Palmas por 2-1, com mais uma boa actuação e um golo de Jorge López, um jovem internacional sub-21 espanhol seguido por vários clubes grandes da Liga. 

LIGA ESPANHOLA - JORNADA 33 

Sábado, 5 de Maio 

Celta-Real Madrid, 3-0

(Juanfran, 8m; Gustavo López, 22m; Jesuli, 93m) 

Real Sociedad-Valência, 1-2

(Aranzabal, 74m gp) (Zahovic, 66m; Aimar, 82m) 

Espanhol-Barcelona, 0-0 

Domingo, 6 de Maio 

Villarreal-Las Palmas, 2-1

(Víctor, 32m; Jorge López, 48m) (Schurrer, 50m) 

Osasuna-Maiorca, 1-0

(Armentano, 65m) 

Valladolid-Málaga, 0-0 

Oviedo-Athletic Bilbau, 5-0

(Paunovic, 10m e 54m; Oli, 20m e 49m; Danjou, 26m) 

Alavés-Racing Santander, 5-1

(Jordi Cruyff, 10m; Javi Moreno, 35m e 70m; Iván Alonso, 56m; Gañán, 67m) 

Saragoça-Numância, (mais tarde) 

Rayo Vallecano-Deportivo Corunha, (mais tarde)

Patrocinados