Escoceses recebem luz verde para Liga Atlântica

12 ago 2000, 21:18

Projecto a que têm sido associados clubes portugueses

O Glasgow Rangers e o Celtic receberam luz verde de todos os clubes da Premier League escocesa para avançarem com o projecto de uma Liga europeia. O projecto, que recebeu o nome de Liga Atlântica e ao qual foram sempre associados clubes portugueses, parece ter vindo a avançar. 

Os dois clubes escoceses e alguns holandeses parecem os mais empenhados no projecto e mantiveram uma nova reunião na sexta-feira, em Amesterdão. Pedro Salazar, porta-voz do PSV Eindhoven, disse à Reuters em que fase está o processo: «Estamos a colocar tudo no papel. Estamos a trabalhar numa apresentação do projecto, para ser mostrada às Federações europeias daqui por quatro ou cinco meses. Estamos a trabalhar nisto desde Janeiro e estamos a manter conversas informais com a UEFA sobre os nossos planos.» 

Para os clubes escoceses, a saída dos gigantes de Glasgow é vista com bons olhos. «Traria mudanças positivas para o futebol escocês e permitiria aos nossos clubes de topo expandir-se na Europa e atrair maiores receitas», afirmou Lex Gold, o presidente da Premier League, à BBC. 

O F.C. Porto e o Benfica são os clubes portugueses que já foram associados ao projecto, mas os portistas demarcaram-se e os benfiquistas não assumiram a ligação.  

A Liga integraria 16 clubes de alguns países europeus - quatro da Holanda e quatro de Portugal, três da Escócia, dois da Bélgica e mais três que viriam da Noruega, Suécia e Dinamarca.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados