Doze mortos no Zimbabwe

9 jul 2000, 21:10

Incidentes num estádio acabam em tragédia Já morreram pelo menos 12 pessoas na sequência dos incidentes que levaram à interrupção do jogo Zimbabwe-África do Sul. As mortes terão ocorrido no pânico da fuga do estádio, quando a polícia lançou gás lacrimogéneo.

Pelo menos 12 pessoas morreram hoje na sequência de incidentes no estádio de Harare, durante o jogo Zimbabwe-África do Sul de qualificação para o Mundial-2002. As mortes ocorreram na confusão da saída do estádio, quando as pessoas tentavam fugir do local, onde a polícia lançou gás lacrimogéneo. 

Os problemas começaram aos 82 minutos de jogo, quando Delron Buckley marcou o segundo golo da África do Sul. Alguns espectadores atiraram objectos para o relvado, em protesto, e a polícia interveio para limitar os distúrbios. O jogo foi interrompido e a África do Sul declarada vencedora com o resultado que se verificava na altura - 2-0. 

Algumas testemunhas dizem que foi a reacção violenta da polícia que levou às mortes das 12 pessoas, entre as quais se incluem três crianças. «Acuso a polícia por este desastre. Foram atiradas algumas garrafas, mas não justificava uma resposta tão pesada», disse à AFP o antigo jogador nigeriano John Fashanu.

Patrocinados