Celta elimina Aston Villa

2 ago 2000, 23:37

Meias-finais da Taça Intertoto Num jogo muito complicado, com três expulsões, a equipa galega qualificou-se para a última ronda, vencendo por 2-1, com dois golos de McCarthy. Auxerre, Estugarda, Udinese, Sigma Olomuc e Zenit S. Petersburgo são os outros candidatos às três vagas para a Taça UEFA

Celta de Vigo, Sigma Olumuc, Zenit S. Petersburgo, Estugarda, Udinese e Auxerre são as seis equipas apuradas para a ronda final da Taça Intertoto, depois dos resultados dos jogos segunda mão das meias-finais, ontem efectuados. 

No grande embate da noite, o Celta conseguiu uma difícil vitória (2-1) no campo do Aston Villa, graças a dois golos de Benny McCarthy. O sul-africano, que já tinha marcado o único golo no primeiro jogo, abriu o marcador aos 10 minutos, mas a pressão do Aston Villa (adversário do Benfica no próximo dia 11, na apresentação dos encarnados ao seu público) deu resultados pouco antes do intervalo. 

Primeiro, foi Paul Merson a desperdiçar uma grande penalidade (41 m), antes de um novo «penalty» ser convertido por Gareth Barry no último minuto da primeira parte. Nessa altura, já o Celta estava reduzido a dez elementos, por força da expulsão do internacional Juan Velasco (27 m). 

Num jogo recheado de incidentes, entre os quais a lesão de Steve Stone, pontapeado na cabeça no lance do segundo «penalty», o árbitro suíço Dieter Schoch voltou a exibir o cartão vermelho em mais duas ocasiões, sempre para jogadores do Villa: primeiro para expulsar Taylor (47 m), depois para colocar na rua o suplente Thompson, que agrediu um jogador do Celta quando o encontro estava interrompido. 

Entretanto, o segundo golo de McCarthy (58 m), tinha acabado com as dúvidas acerca do vencedor da eliminatória. Os galegos vão agora defrontar o Zenit S. Petersburgo, que curiosamente também afastou uma equipa inglesa, o Bradford. Os russos confirmaram a vitória no jogo da primeira mão, agora com um expressivo 3-0 conseguido em solo britânico. 

Folha eliminado 

Nos outros jogos, destaque para a eliminação do Standard de Liège, onde actua o português Folha, diante do Estugarda. Os alemães rectificaram o empate (1-1) no jogo da primeira mão, vencendo por 1-0 no estádio Sclessin, graças a um golo de Dundee.  

O Auxerre também garantiu a presença na última fase da prova, vencendo o Wolfsburgo por 2-1 (1-1 na primeira mão). Os italianos da Udinese e os checos do Sigma Olomuc completam o lote de finalistas da competição, confirmando a vantagem que já traziam dos jogos da 1ª mão, diante, respectivamente do Áustria Viena (2-0) e do Chmel Bisany (0-0). 

Próximos jogos:

Sigma Olomuc (Rep. Checa)-Udinese (Itália)

Celta de Vigo (Espanha)-Zenit S. Petersburgo (Rússia)

Auxerre (França)-Estugarda (Alemanha) 

Os jogos realizam-se a 8 e 22 de Agosto. Os vencedores desta última eliminatória ficam automaticamente apurados para a Taça UEFA.

Patrocinados