Blazevic é o novo seleccionador do Irão

15 jan 2001, 12:17

Treinador de sucesso à frente da Croácia

Miroslav Blazevic é o novo treinador do Irão. O técnico croata assinou contrato por duas épocas, acompanhando os asiáticos até ao Mundial-2002, caso estes garantam a qualificação. Blazevic abandonou o comando da Croácia em Outubro, depois de ter estado à frente da equipa durante seis anos.  
 
O novo treinador do Irão foi o grande responsável pelo sucesso dos croatas desde a separação da Jugoslávia. Blazevic levou a jovem selecção ao Euro 96, registando uma vitória por 3-0 sobre a Dinamarca. Os croatas perderam por igual resultado com Portugal, na última partida do Grupo, e foram eliminados nos quartos-de-final pela Alemanha (1-2).  
 
O Mundial de 98 em França correu ainda melhor, com os croatas a chegar ao terceiro lugar da competição. Estes perderam nas meias-finais com a França por 1-2, mas bateram uma Holanda desmoralizada, também por 2-1, na atribuição dos terceiro e quarto lugares.  
 
Num gesto de fair-play, Blazevic ficou conhecido por ter com ele no banco um chapéu de um polícia, que tinha ficado ferido em incidentes entre adeptos alemães e jugoslavos.   
 
As coisas não correram tão bem a partir daí e a Croácia falhou a qualificação para a fase final do Euro-2000.  
 
O Irão ganhou o seu grupo preliminar de qualificação para o Mundial-2002, que se vai realizar na Coreia do Sul e no Japão, ao ficar à frente do Tadjiquistão e do Guam, com um balanço de 21-0.

Mais Lidas

Patrocinados