Barcelona arrisca multa

23 out 2000, 17:24

Na sequência dos incidentes durante o jogo com o Real Madrid

O Barcelona pode ser castigado pela Federação Espanhola de Futebol em virtude dos incidentes que ocorreram durante o jogo entre o clube catalão e o Real Madrid, realizado no passado sábado no Nou Camp, em que a equipa da casa venceu por 2-0.  

De acordo com o relatório do árbitro da partida, Alfonso Pérez Burrull, publicado no jornal desportivo on-line Futvol.com, «durante o decurso de todo o encontro foram lançados desde as bancadas, sobretudo a partir dos topos, todo o tipo de objectos tais como: garrafas de plástico, isqueiros, dois telemóveis, sacos de papel, etc.», com particular incidência nos momentos em que os jogadores do Real Madrid se dirigiam às bandeirolas de canto. 

Recorde-se que os incidentes foram provocados pela revolta dos adeptos do Barça pelo regresso do português Luís Figo ao relvado do Nou Camp, agora com a camisola do Real Madrid, principal adversário do clube catalão.  

Apesar de ser Luís Figo o habitual marcador de cantos do Real Madrid, o treinador decidiu que o português não o faria, o que lhe valeu inúmeras críticas, «para que o jogo fosse interrompido o menor número de vezes possível».  

Apesar de tudo, na única vez que o jogador português se aproximou de um dos topos do Nou Camp, os adeptos do Barça manifestaram-se com maior intensidade, arremessando diversos objectos na direcção do antigo capitão do clube catalão. 

No relatório, é salientado o facto de ninguém ter sido atingido, o que poderá ser determinante para a decisão do Comité de Competição, que se reunirá na próxima quarta ou quinta-feira. 

Em situações desta natureza, o Comité de Competição costuma decidir pelo encerramento do estádio do clube visitado apenas quando o árbitro ou o fiscal de lina são atingidos por qualquer objecto. Em ocasiões como a do passado sábado é habitual a sanção através de uma multa pecuniária. 

O último caso de encerramento de um estádio na Primeira Liga espanhola ocorreu na última jornada da época passada, em que o Sevilha não pôde disputar o jogo com o Rayo Valecano no seu campo, em virtude dos incidentes que antecederam o encontro com o Deportivo da Corunha, realizado a 2 de Abril de 2000. Além do encerramento do estádio, o Sevilha teve ainda de pagar uma multa no valor de 350 mil pesetas (cerca de 420 contos).

Mais Lidas

Patrocinados