Alerta na UEFA perante confronto entre Leeds e Besiktas

25 ago 2000, 18:48

Reunião para prevenir novos incidentes entre adeptos

A UEFA promoveu hoje, logo após o sorteio da Liga dos Campeões, um encontro entre responsáveis do Leeds United e do Besiktas. O encontro foi motivado pelas preocupações levantadas pelo reencontro entre o clube inglês com uma equipa turca. 

Este era o jogo do sorteio mais temido pela UEFA desde o final da época passada, quando morreram dois adeptos ingleses na sequência de confrontos em Istambul entre apoiantes do Leeds e do Galatasaray, que disputaram a meia-final da Taça UEFA.  

O jogo de Leeds, na segunda mão, foi vedado a adeptos turcos, mas ainda assim houve alguns incidentes. O Galatasaray venceu a meia-final e no jog decisivo defrontou de novo um clube inglês, o Arsenal. Antes da final, em Copenhaga, houve novos confrontos.

A reunião promovida pela UEFA contou ainda com representantes das duas Federações, para discutir medidas de segurança adequadas para os dois jogos da Liga dos Campeões.  

«É essencial que sejam dados os passos para garantir a segurança», afirmou Gerhard Aigner, o director-executivo da UEFA. «Obviamente que este é um caso que merece consideração especial. Esperamos ter a certeza de que as partes envolvidas, vão chegar a acordo e que as autoridades vão tomar as medidas necessárias. Acreditamos que uma reunião tão cedo vai ser útil para chegarmos a esse entendimnto.» 

O Leeds e o Besiktas ficaram colocados no Grupo H da Liga dos Campeões, que inclui ainda Barcelona e Milan.

Patrocinados