AEK de Fernando Santos goleou mas não é campeão na Grécia

8 mai 2002, 17:39

Olympiakos também venceu e conquistou o título A equipa do técnico português venceu por 6-2 na última jornada, mas o Olympiakos também venceu e conquistou o título.

Fernando Santos não conseguiu conquistar o título grego com o AEK Atenas. A equipa do treinador português goleou o PAOK Salónica na última jornada, por 6-2, mas viu o título fugir para o Olympiakos, que à mesma hora bateu o Aris por 5-1. O AEK só seria campeão se fizesse melhor resultado que o seu rival. Assim, as duas equipas terminam com os mesmos pontos, mas o Olympiakos tem vantagem nos confrontos directos.

A equipa do AEK, onde joga também Folha, deu, ainda assim, uma grande demonstração de vontade. Tsartas colocou o AEK em vantagem logo no primeiro minuto. Mas em Salónica o Olympiakos não ficava atrás, com Alexandris a apontar golo no segundo minuto da partida.

O Olympiakos chegou aos 2-0, num auto-golo de Papadoupulus, aos 17m, e o AEK continuou a marcar. Nikolaidis fez o segundo aos 24m, Lakis o terceiro aos 41m. No minuto seguinte, Alexios arrumava praticamente as aspirações do AEK, ao apontar o 3-0 para o Olympiakos.

Ainda assim, a equipa de Fernando Santos não desistiu. Nikolaidis fez o 4-0 aos 53m, Konstantinidis apontou o quinto dez minutos mais tarde. Em Salónica, Djordjevic fazia o quarto do Olympiakos aos 54m. Liolidis ainda reduziu para o Aris aos 76m, mas a vantagem do Olympiakos já era demasiado confortável para Fernando Santos poder sonhar ainda com uma reviravolta.

Foi nessa altura que o AEK sofreu dois golos, ambos apontados por Voskaridis, aos 86m e 88m de jogo. Já no último minuto, Ivic ainda fez um último tento para o AEK. O Olympiakos conquista assim o seu sexto título consecutivo.

Fernando Santos, que deve anunciar em breve se continua no clube, conseguiu ainda assim comandar a equipa numa época brilhante, em que conquistou a Taça da Grécia e esteve até ao último dia na luta pelo campeonato, que o AEK não ganha há sete anos.

Jogos e resultados da 26ª e última jornada:

AEK Atenas-PAOK Salónica, 5-0

Aris Salónica-Olympiakos, 1-5

Egaleo-Akratitos, 2-1

Ethnikos-Panathinaikos, 1-2

Ionikos-Panahaiki, 0-2

Iraklis-Paninonios, 1-1

Xanthi-OFI Creta, 2-1

Classificação dos primeiros:

1º Olympiakos, 58 pontos/26 jogos; 2º AEK, 58&26; 3º Panathinaikos, 55/26; 4º PAOK, 48/26; Xanthi, 42/26; 6º Iraklis, 36/26.

Patrocinados