Golo de Figo atenua má exibição do Real

31 mar 2001, 22:42

Liga espanhola- duo da frente distancia-se do Valência Real Madrid e Corunha cumpriram a obrigação e venceram os jogos efectuados nos seus estádios. Os «merengues» jogaram mal, mas tiveram num livre de Figo o disfarce perfeito para a má forma. Os galegos impuseram-se com clareza, mantiveram o atraso de cinco pontos e viram o Valência dizer adeus à luta pelo título.

Figo voltou a dar mais uma vitória ao Real Madrid na caminhada dos merengues rumo ao título espanhol com um espectacular golo de livre, o único na vitória tangencial sobre o Numância (1-0). Foi uma partida em que os madrilenos voltaram a mostrar que não estão no melhor momento. Se o rival tivesse estado um bocado mais afortunado perante a baliza de Casillas, o resultado poderia ter sido surpreendente. 

O golo do português foi, sem dúvida, o melhor duma fraquíssima exibição da equipa madrilena. Não se sabe se os jogadores estão a acusar o cansaço da época ou atravessam uma crise de jogo. É que a equipa de Sória podia ter conseguido um resultado histórico em Madrid se tivesse sabido aproveitar as suas oportunidades. 

A primeira, e uma das mais claras, chegou na primeira jogada da partida, quando Iván Pérez cabeceou à trave. Os madrilenos mostraram-se um bocado mais ambiciosos durante os primeiros minutos e conseguiram chegar perto da área, mas sem criar oportunidades de perigo. A fraca exibição colectiva do Real só foi compensada por acções individuais de algumas das suas estrelas, que forçaram frequentes faltas à entrada da grande área. Quando isso acontece com tanta frequência, mais tarde ou mais cedo, a qualidade individual de algum jogador acaba por resolver a partida. 

Foi o que aconteceu com Figo. Aproveitou uma falta inexistente para pôr a bola num local onde era impossível a defesa do guarda-redes visitante. Um golo fantástico que serviu para cumprir o objectivo. Em desvantagem no marcador, os visitantes começaram a ser cada vez mais perigosos e fizeram sofrer os madrilenos durante o resto da partida. Só Casillas conseguiu salvar uma vitória importantíssima para um Madrid que ganhou sem brilhar e vai jogar na Liga dos Campeões contra o Galatasaray com muitas dúvidas sobre o seu rendimento. 

Corunha mantém distância 

O Deportivo da Corunha parece o único que pode travar os madrilenos. Este sábado fez uma boa partida e bateu o Villarreal (4-2), com o que se consegue manter a cinco pontos do Real. Hélder não jogou numa boa partida, com muitos golos e emoção, e em que os galegos aproveitaram a vantagem conseguida na primeira metade. Diego Tristán, que fez dois golos, foi o homem mais destacado da partida. 

Quem parece abandonar a luta pelo título é o Valência. Antes da partida, os adeptos manifestaram-se nas ruas contra a arbitragem da passada jornada, na derrota que sofreram em Vigo. Mas a equipa esqueceu-se do principal, vencer, e caiu (0-1) contra o Espanhol, o que provocou os protestos do público contra o treinador, Héctor Cúper, que cada vez parece mais perto do Barcelona. 

Em Málaga, boas notícias para os portugueses. Edgar voltou à equipa titular pela primeira vez desde a sua lesão e Agostinho, que começou no banco, também disputou a segunda parte completa. Infelizmente para eles, o Celta de Vigo estragou a sua oportunidade de demostrar a qualidade que têm e goleou os andaluzes (1-4), com dois golos de Catanha. A vitória coloca os galegos perto das posições que dão acesso à Taça UEFA. 

LIGA ESPANHOLA-JORNADA 28 

Sábado, 31 de Março 

Real Madrid-Numância, 1-0

(Figo, 28m) 

Deportivo Corunha-Villarreal, 4-2

(Djalminha, 19, Diego Tristán, 41m e 84m; Makaay, 90m) (Víctor, 66m gp.; Gracia, 93m) 

Valência-Espanhol, 0-1

(Tamudo, 51m)  

Málaga-Celta, 1-4

(Dely Valdés, 44m) (Jesuli 13m; Mostovoi, 35m gp.; Catanha, 59m e 68m) 

Domingo, 1 de Abril 

Barcelona-Las Palmas

Maiorca-Real Sociedad

Racing Santander-Saragoça

Valladolid-Rayo Vallecano

Oviedo-Alavés

Athletic Bilbau-Osasuna 

Patrocinados