Imagens mostram desertor norte-coreano a fugir de prisão chinesa

20 out, 15:36
Zhu Xianjian
Zhu Xianjian

Cadeia de Jilin oferece recompensa de 20 mil euros a quem der pistas sobre o paradeiro de Zhu Xianjian

PUB

As autoridades chinesas emitiram um mandado de captura para um homem norte-coreano fugido de uma prisão em Jilin, no nordeste do país.

Identificado como Zhu Xianjian, o homem escapou da Coreia do Norte em julho de 2013. Foi detido e condenado a 11 anos de prisão por atravessar a fronteira de forma ilegal, e também por furto e roubo. Após o cumprimento da sentença, seria deportado de volta para o país de Kim Jong-un.

PUB

Na passada segunda-feira, escapou da cadeia de Jilin. As imagens da fuga, captadas por câmaras de videovigilância, tornaram-se virais nas redes sociais chinesas, antes das autoridades governamentais removerem posts e hashtags relacionadas com o evento.

De acordo com o jornal estatal Global Times, a polícia bloqueou estradas nas aldeias mais próximas do local e tem estado a conduzir buscas casa a casa.

A própria prisão está a oferecer cerca de 20 mil euros para quem forneça informações e pistas sobre o paradeiro de Zhu Xianjian. De acordo com a CNN, o valor corresponde a cinco vezes mais o rendimento médio anual dos residentes de Jilin, e nove vezes mais no caso das zonas rurais em torno da cidade.

PUB
PUB
PUB

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Ásia

Mais Ásia