Banco Popular da China diz que situação da Evergrande é “gerível”

15 out 2021, 19:27
Colapso do grupo Evergrande preocupa investidores

Gigante do negócio imobiliário tem dívidas de 260 mil milhões de euros

O Banco Popular da China considera que a situação da Evergrande é “gerível” e que o risco de propagação para o restante setor financeiro é “controlável”.

“O risco de exposição de outras instituições financeiras não é grande e o efeito de propagação para o setor financeiro é controlável”, afirmou Zou Lan, diretor de mercados financeiros da instituição, citado pela Shanghai Securities News.

Esta é a primeira vez que o Banco Popular da China comenta a situação da Evergrande, empresa endividada em mais de 260 mil milhões de euros.

“Nos últimos anos, a empresa tem sido mal gerida, e foi incapaz de operar de forma cautelosa de acordo com as mudanças nos mercados. Houve uma diversificação e expansão sem critério, que causou uma deterioração séria dos indicadores financeiros e operacionais, o que originou um enorme aumento dos riscos”, adicionou.

A crise no gigante imobiliário começou por fazer manchetes no final de agosto, e foi exacerbada pelas medidas tomadas por Pequim para fazer face ao crescimento da dívida privada chinesa.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados