VÍDEO: Norwich de Ivo Pinto é campeão do Championship!

5 mai 2019, 15:00
Norwich é campeão do Championship em Inglaterra 2018/2019 (Reuters)

Última jornada garantiu quarto título do clube no segundo principal campeonato

O Norwich, equipa onde joga o português Ivo Pinto – que não vai acompanhar o clube na subida à Premier League – garantiu, este domingo, o título de campeão do Championship, a segunda liga inglesa, ao vencer o Aston Villa por 2-1, no Villa Park, em Birmingham, no duelo da 46.ª e última jornada da prova.

Sem Ivo Pinto em campo, o Norwich até podia perder desde que o Sheffield United, segundo classificado e também promovido diretamente à Premier League, não vencesse: isto porque, em igualdade pontual, o Sheffield entrava para a última ronda com maior diferença de golos, principal critério de desempate. 

Contudo, os «canários» não olharam a terceiros e cumpriram a sua parte, terminando com 94 pontos. O Sheffield acabou por empatar no reduto do Stoke City (2-2) e fixa o segundo lugar com 89 pontos.

A última jornada decidiu ainda o último dos quatro lugares para a disputa do play-off de subida: o Derby County, treinado por Frank Lampard, venceu o West Bromwich por 3-1 e junta-se ao adversário deste domingo, bem como ao Leeds United e ao Aston Villa.

Championship: resultados e classificação

Nos jogos com portugueses, o Nottingham, com João Carvalho a titular e Tobias no banco, venceu o Bolton por 1-0 e terminou no nono lugar, com 66 pontos. O Reading, treinado por José Gomes, empatou 0-0 em casa, com o Birmingham, fixando o 20.º lugar, com 47 pontos. Já o Sheffield Wednesday, com Marco Matias e Lucas João a titulares, perdeu em casa com o Queens Park Rangers por 2-1 e ficou no 12.º lugar, com 64 pontos.

Este é o quarto título do Norwich na segunda liga inglesa, o primeiro na atual designação de Championship, após os êxitos em 1972, 1986 e 2004. Os «canários» sucedem ao Wolverhampton na conquista.

Já decididas, quanto à despromoção, estavam as condenações de Rotherham, Bolton e Ipswich, que vão jogar na League One – equivalente ao terceiro escalão – em 2019/2020.

Norwich levanta a taça de campeão:

Relacionados

Patrocinados