Programa da Câmara Municipal pretende erradicar comportamentos grosseiros por parte dos adeptos em competições desportivas
A Câmara Municipal de Almeirim vai punir com multas linguagem obscena e outros comportamentos grosseiros por parte dos adeptos em competições desportivas.
Nesse sentido, a autarquia informou ter reunido com o Comando Terriotiral da GNR de Santarém para avançar com a segunda fase do programa «País de Desportivas são Pais responsáveis».
«No próximo ano, as asneiras nos jogos vão dar multa. A lei existe e prevê multas de centenas de euros, pelo que é tempo de a aplicar», explica o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, citado pelo jornal «Rede Regional». .
O autarca opinou que existe uma «generalização de uma linguagem imprópria que em nada dignifica o desporto» e que esses comportamentos «são reflexo do que vemos nas Ligas profissionais».
Lançado em setembro de 2018, este projeto valeu à Câmara Municipal de Almeirim a Bandeira da Ética no Desporto, entregue pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em setembro de 2020.