Moreirense: as rasteiras ao Guimarães e outros brilharetes

19 abr 2002, 18:01

Êxitos que anunciavam a subida iminente A mais do que provável subida esta época é apenas o culminar de um percurso que já prometia.

A subida, mais do que provável, à I Liga será o ponto mais alto atingido pelo Moreirense, mas acaba por constituir o culminar de alguns brilharetes conquistados nos últimos anos pelo clube minhoto.

As últimas época têm sido férteis em boas prestações da equipa de Moreira de Cónegos, mas... na Taça de Portugal. A festa do futebol é, geralmente, uma boa oportunidade para que os pequenos mostrem um ar da sua graça. E é precisamente isso que o Moreirense tem feito. Com uma vítima de estimação: o Vitória de Guimarães. Exactamente. O vizinho rico é o rival histórico do Moreirense, mas... com as devidas proporções. A forma de o pequeno clube de Moreira se vingar da diferença abissal de valores e de capacidade financeira tem sido pregar sucessivas partidas ao gigante vimaranense: três eliminações! Duas das surpresas foram mesmo no D. Afonso Henriques. A última foi na época passada, em Moreira de Cónegos. Num jogo espectacular, o Vitória foi derrotado no prolongamento, por 4-3, naquela que foi a estreia de Álvaro Magalhães no comando técnico dos vimaranenses.

Mas o êxito moreirense nas recentes edições da Taça não passa, meramente, por um sentimento de révanche para com o Vitória. Há duas épocas, por exemplo, só o Sporting conseguiu afastar os verde-e-brancos, já nas meias-finais. Na temporada transacta, foi o Beira Mar, outra equipa da I Liga, quem afastou o Moreirense, nos quartos-de-final.

 

Boa vizinhança

Manuel Machado insiste que o relacionamento do Moreirense com o seu vizinho rico só pode ser de cooperação: «Não faria sentido que fosse de outra maneira. O Moreirense tem uma realidade e uma dimensão completamente diferente da do Guimarães. Há que perceber isso. A melhor maneira de nos relacionarmos com o Guimarães é num clima de colaboração, porque não somos rivais directos».

Leia ainda:

Patrocinados