"Toques em zonas íntimas”. Jesuítas receberam duas denúncias de abusos sexuais

22 fev 2022, 11:37
Religião

Denúncias correspondem a incidentes ocorridos nos anos 50 e 80

O Serviço de Escuta da Província Portuguesa da Companhia de Jesus recebeu duas denúncias de abusos de menores, envolvendo dois jesuítas já falecidos, anunciou esta terça-feira, em comunicado, o Portal dos Jesuítas em Portugal.

A instituição explica que as situações relatadas “remontam aos anos 50 e 80 e referem-se a toques em zonas íntimas” e acrescenta que as vítimas “pretendiam dar a conhecer a situação vivida, tendo, por isso, sido acolhidas e escutadas e o seu sofrimento reconhecido”.

“O Serviço de Escuta foi ainda contactado por outras vítimas que, relatando abusos ocorridos fora do âmbito da Companhia de Jesus, foram acolhidas, informadas e orientadas relativamente às entidades competentes para receberem os testemunhos e tratarem as denúncias”, afirma o portal em comunicado.

Este serviço que acolhe pessoas que queiram fazer uma denúncia sobre casos de abusos sexuais foi fundado em novembro, no âmbito do Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis. Atualmente, a plataforma é coordenada por Sofia Marques que "agradece estes contactos e a confiança que as vítimas depositaram neste serviço que procura escutar, acompanhar e apoiar todos os que possam ter sido vítimas de abusos sexuais nas organizações ligadas aos jesuítas".

A Companhia de Jesus lamenta profundamente o impacto e o sofrimento que estas situações causaram às vítimas e reza para que possam agora encontrar paz e serenidade.

Sofia Marques sublinha ainda que a Companhia de Jesus está "empenhada em gerar um clima de confiança e segurança para que as pessoas que foram vítimas de algum abuso possam contar a sua história e receber o acompanhamento que desejem e necessitem".

Este Serviço -, que conta com um grupo consultivo de apoio e um grupo de escuta para acolhimento das vítimas – está preparado para receber e tratar denúncias através dos contactos escutar@jesuitas.pt ou 217543085 (entre as 9h30 e as 18h).

As denúncias foram recebidas numa altura em que a Comissão Independente para o estudo de abusos sexuais de crianças na Igreja Católica portuguesa já recebeu, até ao dia 10 de fevereiro, 214 queixas enviadas depois do preenchimento de um inquérito online, telefonemas e entrevistas presenciais.

Na altura, a comissão afirmava em comunicado que os testemunhos que as vítimas deram não só descreviam o que aconteceu, como "frequentemente apontam o conhecimento ou a forte probabilidade de, naquelas circunstâncias de tempo e espaço, outras crianças terem sido vítimas do mesmo abusador".

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados